Termina no próximo dia 28 o prazo para os bancos creditarem a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Como a data cai num domingo, é provável que o pagamento seja feito nesta sexta-feira 26. O termo aditivo ao acordo coletivo da categoria, que prevê a PLR, foi assinado no último dia 18. O atraso na assinatura, que deveria ser feita no último dia 11 quando foi assinado o acordo coletivo da categoria, ocorreu por divergências na redação do documento.
O aditivo garante PLR de 80% do salário mais valor fixo de R$ 878,00. No cálculo da distribuição, os bancos que não atingirem 5% do lucro líquido, devem aumentar o valor até dois salários, com teto de R$ 11.652,00. E mais. Os bancos devem acrescentar à PLR a parcela adicional, que pode chegar até R$ 1.800,00. Cabe destacar que os bancos não podem descontar da parcela adicional os programas próprios de remuneração.
A primeira parcela, que será paga nesta semana, corresponde a 40% do salário, mais R$ 439,00 e adicional de até R$ 900,00 ( o mínimo é R$ 600,00). Alguns bancos inclusive já creditaram a primeira parcela. É o caso do BB, que pagou no último dia 11; o Santander pagou no último dia 19 e a CEF credita neste dia 22. A segunda parcela deve ser paga até março do ano que vem.

Pagamento da PLR, diferenças e 13ª cesta

Banco

Parcela da PLR

Diferenças salariais, verbas e rejuste

de 6% retroativo

a setembro 2007

13ª cesta alimentação. Diferenças de auxílios:

alimentação e refeição.

Crédito no cartão ou tíquete

ABN

Nossa Caixa

Bradesco

HSBC

Itaú

Unibanco

Regra básica da PLR: 1ª parcela

40% do salário mais R$ 439,00, com teto de R$ 2.913,00. Os bancos podem descontar, em março de 2008, os programas internos de remuneração.
Parcela adicional: 8% da variação do lucro líquido entre o 1º semestre de 2006 e 1º semestre de 2007, com teto de R$ 900,00; parcela mínima de R$ 600,00. Os bancos não podem descontar programas internos de remuneração.
Importante – Será descontado imposto de renda da PLR.

Foto: Susan Meire/FEEB SP-MS

SEEB_Campinas – Um Sindicato de Luta