sindicato realiza neste sábado, dia 26, seminário sobre o novo Plano de Cargos e Salários (PCS) da Caixa Econômica Federal. O evento, que é aberto a todos os bancários, terá a participação de representantes da Apcef e da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O seminário terá início às 9 horas, na sede do sindicato.
O processo de negociação do novo PCS começou no final do ano passado. Em rodada realizada no dia 20 de dezembro a CEF apresentou as premissas da nova tabela de unificação das carreiras administrativas do Plano de Cargos e salários (PCS). A proposta está alicerçada nos cinco cargos efetivos pertencentes a dois PCS: o de 1989 (escriturário, escriturário superior e técnico em contabilidade) e o de 1998 (técnico bancário e técnico bancário superior). O PCS 89 está em extinção. O diretor Sílvio Kuniyoshi participou como representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Problemas
A proposta preliminar da CEF não agradou os membros da Comissão Executiva dos Empregados  (CEE CEF). Durante a rodada os representantes dos empregados inclusive contestaram alguns parâmetros apresentados pela empresa. Um dos problemas apontados é a restrição dos empregados que optarem pelo saldamento do REG/Replan e pelo Novo Plano da Funcef, a migrarem para a nova tabela do PCS.
A Comissão Executiva  entende como problemática a intenção da CEF em incorporar de forma nominal no salário de cada empregado os R$ 30,00 referentes ao dissídio coletivo de 2004, pagos para quem ganhava até R$ 1.500,00, antes da migração para a nova tabela. A avaliação é de que essa proposta contraria o que foi negociado na campanha salarial de 2007, já que o acerto previa a aplicação do índice representado pelo valor do piso salarial, de modo a corrigir a curva antes da migração para a nova tabela.
A Comissão Executiva deixou claro ainda que as premissas da proposta apresentada não contemplam as reivindicações dos empregados e tampouco os parâmetros do que determina o acordo coletivo de 2007/08.
Nova rodada: As negociações sobre o PCS serão retomadas na próxima reunião, agendada na semana de 18 a 22 de fevereiro.

Foto: Rodolfo Zambardi

SEEB_Campinas – Um Sindicato de Luta