N

o último dia de fevereiro – neste ano, sexta-feira 29 – comemorou-se o Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Os bancos, segundo o Ministério da Previdência Social, são os campeões em registro de doenças relacionadas ao trabalho. Em 2006 foram responsáveis pela emissão de 2.652 CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Ainda segundo o MPS, 49,3% do total das doenças são diagnosticadas como LER. O diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS, Remigio Todeschini, estima que no ano passado, quando passou a vigorar o chamado NexoTécnico Epidemiológico, os bancos triplicaram o volume de benefícios acidentários por doenças relacionadas ao trabalho. Com o NTE o trabalhador que adoecer ou sofrer acidente cujo diagnóstico tenha relação com a atividade exercida terá o nexo reconhecido automaticamente.
Para o diretor de saúde do sindicato, Gustavo Moreno Frias, os números do Ministério “mostram claramente que o assunto deve ser debatido com seriedade por parte dos bancos na mesa temática, garantida no acordo coletivo da categoria. Inclusive é preciso mais investimento na prevenção, que ainda é o melhor remédio”
Gustavo destaca também que, dado o alto índice de bancários adoecidos, o sindicato há anos presta atendimento específico aos sindicalizados, seja orientação ou abertura de CAT – caso o banco não aceite emitir o documento. “Recentemente criamos um canal de comunicação direta com o bancário, que é o correio eletrônico

plantaosaude@sindicatocp.org.br

“. E quando a concessão do benefício junto ao INSS encontra barreiras, o sindicato apela para a via judicial. “Esse caminho tem dado resultado. Só neste ano conquistamos duas liminares restabelecendo benefícios”, observa o diretor de saúde.

Leia o artigo da pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno.
SEEB_Campinas – Um Sindicato de Luta
Saúde na Pauta