A
maioria dos 190 empregados da Caixa reunidos em assembléia na sede do sindicato, no último dia 26, aprovou a proposta final do PCS (Plano de Cargos e Salários) negociada no último dia 25 entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e diretoria do banco, com ressalva à exigência de saldar o REG/Replan para migrar à nova tabela. Em relação à proposta negociada no último dia 18, a Caixa alterou o valor da Parcela Indenizatória, a ser paga a todos os empregados. Para quem tem até um ano de empresa e ingressou até o dia 30 de junho, o valor é de R$ 500,00; já o teto (empregado mais antigo) passou de R$ 8 mil para R$ 10 mil.
A parcela indenizatória, proposta para zerar as promoções não concedidas nos últimos 16 anos, implica na desistência de eventuais ações judiciais que versem exclusivamente sobre o PCS, tais como reenquadramento, vantagens de um PCS em relação a outro, e/ou alguma parcela a ser incorporada diretamente no salário-padrão. O valor será baseado num cálculo que combina o salário-padrão (após o enquadramento na nova tabela) com o tempo de serviço na Caixa.

Referências – Quanto aos níveis da tabela, foi mantida a proposta do último dia 18; ou seja, 48. Como também foram mantidos o piso e teto (R$ 1.244 e R$ 3.700), o interstício de 2,35% e a amplitude de 197,4%.

Promoção – Os critérios de promoção por mérito serão negociados em uma comissão paritária, até o dia 31 de agosto. A quantidade terá variação de 0 a 2 deltas por empregado ao ano. A Caixa aceitou que a promoção por mérito seja estendida a todas as carreiras: auxiliares de serviços gerais; profissionais e escriturários que permanecerem na tabela de 89. No que se refere aos técnicos bancários superiores, será criado uma tabela espelho, iniciando no nível 235 até 248, mantendo a nomenclatura “Técnico Bancário Superior”. Também receberão os R$ 34,90 e a parcela indenizatória.

Reg/Replan – Para migrar à nova tabela, no entanto, a Caixa exige que o empregado salde o Reg/Replan. Inclusive informou que irá solicitar à Funcef a reabertura do saldamento.

Migração – A opção para aderir à nova tabela do PCS estará aberta no SISRH até o dia 31 de agosto.

Pagamento – A parcela indenizatória e o novo salário serão pagos até o dia 20 de julho para quem optar até o dia 10 de julho; no dia 20 de agosto, para quem optar até 10 de agosto; no dia 20 de setembro, para quem optar até o dia 31 de agosto.

A

proposta aprovada reflete o poder de mobilização dos empregados nos últimos oito meses, período em que foram realizados seminário, plenária e reuniões nas agências. Na avaliação do diretor do nosso sindicato e empregado da Caixa, Gabriel Musso, “apesar da discriminação mantida pela Caixa, o novo PCS possibilita a progressão na carreira”. Gabriel lembra, no entanto, que a luta não acabou. “Especialmente na questão no saldamento e no que se refere a promoção por mérito, que será debatida na comissão paritária até o dia 31 de agosto. Teremos novos embates pela frente, com certeza”, sentencia o diretor do nosso sindicato.

SEEB_Campinas – Um Sindicato de Lut@
CEF