durante lançamento da campanha “Contratação Já”, em abril deste ano.

Em 2005 os participantes do PAC tornaram realidade uma histórica reivindicação: elegerem seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Ao longo desses três anos os conselheiros têm atuado, em conjunto com as entidades sindicais (Federação dos Bancários de SP e MS, Contraf-CUT e Comissão de Organização dos Empregados/COE), em busca de mudanças na estrutura do PAC. Inclusive o diretor do nosso sindicato, Mauri Sérgio, como conselheiro Fiscal, tem destacado papel nesse processo. Porém, o momento requer mais um passo à frente, que possa inserir representantes em todos os níveis da Fundação. Em outros termos, integrar os participantes no tripé Deliberativo, Fiscal e Executiva. Como viabilizar? O Seminário do dia 23 de julho tem essa finalidade. Um fórum onde vamos discutir profundamente o PAC e aglutinar os participantes na pavimentação do caminho de acesso direto ao núcleo da Fundação. Tarefa, diga-se de passagem, nada fácil; mas não impossível de concretizar. Basta nos preparar para a batalha com organização e muita mobilização.
Afonso Lopes da Silva

É preciso avançar mais, diz conselheiro Mauri Sérgio

Mauri Sérgio: Diretor do Sindicato e Conse-

lheiro fiscal da Fundação ItaúBanco, eleito

pelos participantes

Após três anos no cargo de conselheiro fiscal da Fundação Itaúbanco, Mauri Sérgio Martins de Souza, avalia que o momento requer a abertura de um processo que resulte na ampliação de direitos dos participantes. “É preciso, é possível avançar mais. Temos que dialogar com a direção do banco/patrocinadora na busca de um modelo que inclua e beneficie todos participantes”.
Para subsidiar essa nova jornada, segundo o conselheiro Mauri Sérgio, o caminho passa pelo debate com os próprios participantes e com as entidades sindicais. “Esse é o nosso grande objetivo com a realização do seminário no dia 23 de julho, na sede do sindicato”. Mauri Sérgio lembra que o papel dos conselheiros, além do aspecto técnico legal, é lutar pela conquistas das bandeiras levantadas; entre elas, reabertura do PAC para todos, benefício mínimo e instituição do benefício de pensão.
Eleição histórica – Os atuais conselheiros, seja do Deliberativo ou Fiscal, eleitos em março de 2005, foram os primeiros escolhidos diretamente pelos participantes em um banco privado. “Isso não é pouco coisa; na verdade, é uma conquista importante. Sem falar que nossa eleição teve total apoio do movimento sindical. Quer dizer, da Contraf, federações, sindicatos e da Comissão de Organização dos Empregados (COE). O que, sem dúvida alguma, aumenta a nossa responsabilidade”.
Mauri Sérgio salienta que a escolha democrática dos conselheiros representa ainda um espaço de fiscalização e atuação política junto à patrocinadora da Fundação Itaúbanco. “Temos que analisar as contas e balanços financeiros, incluindo a política de investimentos. Só assim poderemos garantir total segurança dos planos de aposentadoria complementar. Em outras palavras, honrar o compromisso assumido”.

1º Seminário sobre o PAC
Dia 23 de Julho de 2008 (quarta-feira)
Local: sede do Sindicato
(Rua Ferreira Penteado, 460, centro, Campinas)