Campanha Salarial

Depois de quatro rodadas de negociação, o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban iniciam nesta semana, provavelmente no dia 17 (quarta-feira) o debate sobre as cláusulas econômicas. Na véspera, dia 16 (terça-feira) pretende-se “zerar” as discussões sobre temas levantados nas rodadas do dias 27 de agosto, 2, 8 e 9 deste mês. Até o momento o processo de discussão tem resultado em avanços. Os banqueiros aceitaram, por exemplo, a implementação de uma política permanente de combate ao assédio moral e à violência organizacional. O nó nesta questão, no entanto, é a redação final da cláusula. Os bancos querem manter em sigilo os nomes de quem prática o assédio moral; o Comando não concorda. Inclusive o debate sobre esse tema se estendeu do dia 27 de agosto até a segunda-feira, dia 8.  Na terça-feira, dia 9, iniciou a discussão sobre Saúde e Condições de Trabalho, Segurança Bancária e Igualdade de Oportunidades. O debate ainda não foi concluído; o que deve ocorrer no próximo dia 16 quando entrará em discussão a questão do Emprego, as Cláusulas Sociais e Renováveis. Em função disso, foi incluído mais um dia de rodada, dia 17 (cláusulas econômicas). No que se refere à segurança, pode-se afirmar que também houve avanço. “Pela primeira vez os banqueiros aceitaram discutir a questão em mesa temática. O que é positivo”, avalia o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva, integrante do Comando Nacional.

Reivindicações

::Reajuste de 13,23% (inflação mais 5% de aumento real).
::Aumento da PLR: 3 salários mais R$ 3.500,00 para todos, sem limitador e sem teto.
::Pisos salariais: R$ 1.497,75 (escritório); R$ 1.947,07 (caixa/tesouraria); R$ 2.321,50 (primeiro comissionado) e R$ 3.369,93 (gerente).
::PCS para todos (1% de reajuste a cada ano). A cada cinco anos, reajuste de 2%.
::Fim das metas abusivas.

Eixos da campanha

::Defesa dos bancos públicos
::Ampliação do crédito produtivo para Investimentos.
::Redução da taxa de juros
::Regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal (que estabelece o papel do sistema financeiro no país).