69 agências param em Campinas e Região

A

greve nacional de 24h atingiu 69 agências e departamentos ontem (dia 30) em Campinas e 12 cidades da região, envolvendo mais de 2500 bancários. A paralisação foi parcial apenas em oito agências em Campinas; na região, atingiu basicamente três bancos públicos: Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa e Banco do Brasil. Aprovada em assembléia realizada no sindicato no último dia 29, a greve teve como papel sinalizar aos banqueiros que a categoria está disposta a defender seus direitos. “Atingimos nosso objetivo nesse primeiro momento. Está claro que sem mudança na contraproposta os bancos vão fechar novamente”, avalia o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva.
Hoje, dia 1º de outubro, o Comando Nacional dos Bancários se reúne para avaliar a greve nacional de ontem e definir os próximos passos da campanha salarial. Até o fechamento desta edição, a Fenaban não havia se pronunciado sobre a reabertura de negociação. Caso a intransigência patronal permaneça, é provável a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 8. “Pelo que ficou demonstrado nas paralisações dos dias 23 e 26 e na greve de ontem os bancários estão prontos para futuras jornadas de luta. Exigimos nova rodada de negociação e nova contraproposta, que contemple aumento real e melhor PLR”, destaca o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva.

Quem parou

Campinas