Campanha Salarial 2008

R

eunidos agora à noite na sede do sindicato (20h), a maioria dos 260 empregados aprovou o acordo negociado com a Fenaban e o específico com a Caixa Federal, apresentado na última quarta-feira, dia 22. Em negociação hoje com o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Empresa dos Empregados, para discutir os dias parados (veja abaixo), a Caixa informou que o processo de promoção por merecimento acontecerá até abril de 2009, mas as promoções resultantes serão aplicadas retroativamente a janeiro do mesmo ano.

O acordo aprovado reflete o poder de pressão dos empregados, que durante 16 dias defenderam seus direitos. “Uma vitória dos empregados e da categoria. A greve, cabe destacar, envolveu bancários de todos os bancos. Começamos a greve e o reajuste proposto era de 7,5%. Com luta, fechamos um acordo que garante reajuste de 10%”, avalia o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva. Para o diretor do sindicato e empregado da Caixa, Gabriel Musso, uma das conquistas da greve diz respeito ao PCC. “Antes iríamos apenas acompanhar a implantação do novo PCC, agora poderemos opinar; ou seja, apresentar as propostas dos empregados. Isso é resultado da luta”.

QUESTÕES ECONÔMICAS
Reajuste
R

eajuste de 10% para os bancários com remuneração atual de até R$ 2.500 e de 8,15% para os trabalhadores com remuneração atual acima de R$ 2.500,00.
Para as demais verbas, o reajuste será de 8,15%, da seguinte forma:
– Auxílio alimentação/refeição de R$ 323,84 por mês para R$ 350,23
– Auxílio cesta alimentação de R$ 252,33 por mês para R$ 272,89
– 13ª cesta alimentação de R$ 252,23 por mês para R$ 272,89
– Auxílio creche de R$ 181,40 para R$ 196,18.
Aplicação do reajuste de 10% em todas as referências salariais do PCS da carreira administrativa e da carreira profissional, mantendo os percentuais entre as referências salariais. Dessa forma, o piso da tabela do PCS (Referência 201) passará de R$ 1.244,00 para R$ 1.369,00.
Reajuste do piso de mercado dos cargos em comissão componentes do TA1 a TA4 em 10% e a aplicação do reajuste de 10%, que representa 2,85 pontos percentuais acima da inflação.
Participação nos lucros e resultados – PLR

A

regra para o pagamento da PLR Básica será de 90% da Remuneração Base – RB (12,5% de aumento na cota praticada em 2007), acrescida de parcela fixa de R$ 966,00 (aumento de 10% na parcela fixa) com teto de R$ 6.301,00 (aumento de 8,15%).
PLR Adicional

A

lém da PLR básica, será paga também parcela adicional calculada pela divisão de 8% da variação do lucro líquido de 2008 em relação ao de 2007 por empregado. A regra prevê o valor mínimo de R$ 1.320,00 e o máximo de R$ 1.980,00 por empregado.
Considerando-se a variação do valor nominal do lucro líquido da Caixa no segundo semestre de 2007 (R$ 1,7 bilhões) e primeiro semestre de 2008 (R$ 2,5 bilhões), dividindo 8% da diferença linearmente pelos 78 mil empregados do banco, atingiríamos cerca de R$ 820,00 para cada empregado.
PLR Total (Regra Básica + Parcela Adicional)

C

om base nos valores de remuneração dos empregados e o lucro projetado para o ano de 2008, a PLR na Caixa deve ser paga com base no intervalo abaixo:
PLR Mínima de R$ 3.518,10
PLR Máxima de R$ 7.621,00
Antecipação da PLR

E

m até 10 dias após a assinatura da Convenção Coletiva/Acordo Coletivo de Trabalho, será paga uma antecipação de parte da PLR anual, que será de 50%, por empregado, limitado a R$ 3.150,50.

QUESTÕES ESPECÍFICAS
Implantação de novo PCC
S

erá iniciada negociação para a construção de proposta para o PCC. O projeto será discutido até o dia 30 de junho de 2009, a implantação começará no segundo semestre de 2009 e será finalizada até dezembro 2009, condicionada a aprovação dos órgãos controladores.
Revisão da estrutura da carreira profissional

R

evisão da atual estrutura da Carreira Profissional para implementação a partir do primeiro trimestre 2009, com base em pesquisa de mercado.
Aposentados e pensionistas

A

uxílio-Alimentação para Pensionistas – Quando do falecimento de ex-empregado, aposentado após 1995, e que recebia o benefício por força de decisão judicial, a Caixa se compromete a estender o pagamento do Auxílio-Alimentação para pensionistas, independente de ingresso de ação judicial para tal fim.
13ª Cesta Alimentação

A

Caixa assume o compromisso de estender o pagamento da 13ª Cesta Alimentação para os aposentados que já recebem o benefício cesta-alimentação por força de liminar ou decisão judicial definitiva.
Acordo auxílio-alimentação: empregados admitidos antes de 1995

S

erá iniciado processo de negociação sobre proposta de acordo extrajudicial ou judicial com empregados que ingressaram na Caixa antes de 1995 e venham a se aposentar e se desligar da Caixa, para conciliação de demandas relacionadas ao benefício Auxílio-Alimentação.
Condições melhores de acesso ao crédito habitacional

A

Caixa assume o compromisso de conceder crédito habitacional para os empregados adotando as melhores condições praticadas para seus clientes, observadas as diversas linhas de financiamento existentes.

Dias parados

Em negociação hoje com o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados, a Caixa informou que o valor descontado relativo ao dia 30 de setembro (greve de 24h) será devolvido até o dia 20 de novembro. No que se refere aos 16 dias parados, a Caixa irá seguir a Fenaban; ou seja, compensação até o dia 16 de dezembro.