s bancários do setor privado, Nossa Caixa e Banco do Brasil aprovaram no último dia 22, em assembléias no sindicato, o acordo negociado com a Fenaban na véspera. No caso do Banco do Brasil, a assembléia aprovou também o acordo específico. Na Caixa Federal os empregados decidiram manter a greve. O acordo aprovado encerra a greve deflagrada no último dia 8. Foram 15 dias com agências fechadas que quebraram a intransigência da Fenaban. Mesmo com o alerta dado na paralisação do dia 30 de setembro os bancos pagaram para ver e viram os bancários lutarem pelos seus direitos. O acordo aprovado tem como base a segunda contraproposta – a primeira, apresentada na retomada das negociações, no dia 16, foi rejeitada pela categoria. O novo acordo garante reajuste de 10% para quem ganha até R$ 2.500,00 e 8,15% para as demais faixas salariais. O que valoriza o piso, uma bandeira histórica dos bancários. Garante ainda mudança na regra básica da PLR. Agora são 90% do salário (antes era 80%) acrescido do valor fixo R$ 966,00. Outra conquista relativa à PLR: os bancos que distribuírem menos de 5% do lucro lucro, terão que pagar 2,2 salários; antes a regra previa dois salários. A regra da parcela adicional da PLR, conquistada da campanha de 2006, permanece e pode chegar a R$ 1.980,00 (depende do crescimento do lucro). Quanto aos dias parados, não serão descontados e, sim, compensados até o dia 15 de dezembro. Sem falar que a 13ª cesta alimentação, conquista da campanha de 2007, também foi mantida. Para a diretoria do sindicato a categoria, mais uma vez, mostrou disposição para a luta. “Desde o primeiro momento os bancários deixaram claro que não iriam aceitar nenhuma proposta rebaixada. Foram à greve e derrotaram os bancos. A unidade novamente falou mais alto”, avalia o presidente do nosso sindicato, Afonso Lopes da Silva.

Assinatura e diferenças

acordo coletivo será assinado pelos sindicatos e Fenaban nos próximos dias. A antecipação da PLR será paga em até 10 dias após a assinatura. As diferenças salariais serão creditadas até novembro, retroativas à 1º de setembro.

Fotos: Júlio César Costa