Mobilização para garantir emprego

D

epois de seis meses de negociação, o Banco do Brasil anunciou no feriado do dia 20 último a compra do Banco Nossa Caixa, controlada pelo governo do Estado de São Paulo. A diretoria do nosso sindicato, que desde o início da negociação se manifestou contra a venda, quer agora da diretoria do Banco do Brasil e da Assembléia Legislativa de SP garantia de emprego e preservação dos direitos. Para que isso possa de concretizar será necessária ampla mobilização. “No Encontro Nacional do dia 12 de julho deixamos claro nossa posição; ou seja, que a Nossa Caixa ficasse sob controle do Estado. Agora é hora de lutar pela manutenção dos postos de trabalho e preservação dos direitos. Até porque o BB já anunciou o fechamento de 30 agências. Nesse ponto em especial vamos exigir a realocação do pessoal. Mas isso requer de todos os bancários da Nossa Caixa efetiva participação nos embates que virão”, avalia o vice-presidente do nosso sindicato, Jeferson Rubens Boava. Segundo ele, o melhor exemplo que é possível garantir os empregos foi a luta durante o processo de abertura de capital, em 2001. “Naquele momento discutimos com os deputados estaduais na Alesp e conseguimos assegurar que o balcão de vendas dos produtos das novas subsidiárias seria a Nossa Caixa. Quer dizer os próprios funcionários e não terceirizados. Agora a luta é a mesma e em duas frentes: com a diretoria do BB e na Alesp”, destaca o vice-presidente do nosso sindicato.

BB e Nossa Caixa na região de Campinas.

Agências, postos e departamentos

Banco do Brasil: 87