2
008 chega ao fim com os sindicatos bancários a todo vapor na luta pela garantia de emprego e direitos diante dos processos de fusões e venda; Santander/Real, Itaú/Unibanco e Banco do Brasil/Nossa Caixa, respectivamente. O embate é duro e exige muita mobilização. Mobilização que não faltou deste o início do ano. Começou com a negociação do PCS na Caixa Econômica Federal, Campanha Acorda BB, Campanha de Valorização no Bradesco e Seminário sobre o PAC no Itaú, no primeiro semestre; no segundo, Encontro Nacional da Nossa Caixa e Campanha Salarial, que culminou com a greve. Desde a retomada do sindicato, em 1983, foi o mais longo movimento da categoria em Campinas e Região. Durante 15 dias (na Caixa Federal, 16) os bancários resistiram aos ataques dos banqueiros, inclusive pela via judicial.
O resultado dessa forte mobilização você já viu no contracheque e confirma uma expressão sempre usada pelo sindicato: Quem Luta, Conquista. E aqui, vale ressaltar: os bancários assumiram a luta. Não apenas ao aderir à greve, mas na efetiva participação nos atos, manifestações e nas assembléias diárias na sede; em média, 350 bancários. O sindicato também cumpriu o seu papel ao fornecer toda a infra-estrutura à greve, inclusive com edições diárias deste jornal, newsletter aos sindicalizados via e-mail e atualização do site em tempo real.
Em 2009 não será diferente. Será um ano de embates e comemoração. No dia 27 de fevereiro, nossa trincheira de luta completará 55 anos.

A diretoria deseja a todos os bancários FELIZ 2009.
Afonso Lopes da Silva
presidente