Sistema Financeiro

Os deputados estaduais aprovaram na madrugada desta quinta-feira (18) o projeto de lei 750/2008, que autoriza o governo do Estado de São Paulo a vender a Nossa Caixa ao Banco do Brasil. Aprovaram também emendas que garantem os direitos dos funcionários da ativa e aposentados; entre elas, a que assegura não demitir bancários da Nossa Caixa sem observar os mesmos critérios utilizados nas dispensas dos bancários do BB. Para o deputado estadual e presidente da Federação dos Bancários de SP e MS, David Zaia, “essa conquista, está agora garantida na lei”. Zaia refere-se ao Termo de Compromisso assinado no dia anterior (17) pelo

vice-presidente do BB, Adézio de Almeida Lima, a Federação dos Bancários de SP e MS e demais entidades representativas (clique aqui).

Quanto às emendas que garantem os direitos dos aposentados, Zaia destaca: “se não foi aprovado cem por cento do que foi reivindicado, foram consolidados os direitos dos aposentados dos grupos A e B, que recebem as aposentadorias pelo Estado, com as correções salariais dos bancários”. No que se refere às pendências que tramitam na Justiça, será acatada da decisão judicial.
O próximo passo agora é a aprovação da venda pelo Banco Central e a partir do dia 10 de março, quando o governo do Estado deve transferir o controle acionário ao Banco do Brasil, terá início nova etapa de negociações; entre os temas, Plano de Saúde, Previdência e o processo de integração dos funcionários.