Santander apresenta programa

Santander apresentou ontem (22/01), durante negociação com os sindicatos, o programa de licença remunerada pré aposentadoria. A redação final será finalizada no próximo encontro, que será no dia 29. Cabe destacar que os temas negociados com o Santander serão debatidos em assembléia com os funcionários.

Para aderir ao programa, o funcionário deve ter 20 anos de vínculo empregatício com o grupo Santander (Banespa, Corretora, Seguradora, Real ABN, etc) e estar em vias de se aposentar no prazo de 24 meses. A adesão ao plano deve ser feita na sede do sindicato.

Como será a licença:

12 meses anteriores à data da aposentadoria do INSS. Durante este período o funcionário receberá seus vencimentos como se estivesse na ativa. O que difere do plano anterior. Quando sair de licença, não será quitada as verbas. O funcionário continuará a receber férias.

Homologação ao final dos 12 meses de licença remunerada.

Prazo de liberação: para os funcionários que se encontrarem nos últimos 12 meses antes da aposentadoria na data da assinatura do termo de adesão, o banco tem prazo de até 45 dias para autorizar a liberação.

A adesão ao programa é voluntária.

A aceitação da licença remunerada por parte do banco é da alçada dos vice-presidentes de área (VPs).

Para quem já está a 24 meses de se aposentar e reúne as condições estabelecidas, o banco irá definir um prazo para adesão à licença remunerada.

Quem está aposentado e continua na ativa

Plano de saúde e vales: Ficou pendente a discussão sobre a extensão do plano de saúde e vales refeição/alimentação para quem já está aposentado ou reúne as condições de se aposentar neste momento.
Pagamento: O banco concordou em unificar o pagamento de todos os funcionários do grupo para o dia 20; no caso do Real, o pagamento nessa data começa em fevereiro.

Outros pontos

PLR/PPR – O pagamento no dia 20 de fevereiro será confirmado na próxima reunião, que será realizada no dia 29.
Aditivo: O atual aditivo foi prorrogado até o dia 31 deste mês.
Bolsa: O banco concordou em aceitar desde já as inscrições para as bolsas de estudo.
Demissão: Antes de discutir o plano de licença remunerada pré aposentadoria, os sindicatos protestaram contras as 400 demissões em São Paulo, ocorridas recentemente. A diretora do nosso sindicato e funcionária do Santander, Ana Stela, participou da rodada de negociação. Stela esteve acompanhada dos diretores Marcelino e Vera.