Assembléias aprovam aditivos

R

eunidos em assembléias na sede do sindicato, no último dia 18, cerca de 100 bancários do Santander e Real aprovaram por unanimidade os aditivos ao acordo coletivo da categoria. Para o diretor do nosso sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE), Cristiano Meibach, “depois de um longo processo de negociação, que durou sete meses, com altos e baixos, incluindo uma paralisação no dia 18 de fevereiro, conseguimos garantir novos direitos. Os aditivos refletem nosso poder de mobilização e conta agora com total respaldo dos bancários dos dois bancos. A prova disso foi a aprovação dos aditivos por todos os participantes das assembléias”. Veja a seguir os principais pontos do aditivo do Santander.

Bolsa de Estudo – As inscrições para o auxílio-educação poderão ser feitas no período de 16 a 26 de março (pagamento será retroativo).
Estabilidade Provisória para Empregados em regime de Pré-Aposentadoria:  O empregado com vínculo empregatício ininterrupto  de 25 anos (homens)  e 21 anos (mulher) gozará de estabilidade de 24 meses imediatamente anteriores à complementação dos requisitos mínimos necessários à aposentadoria pela Previdência Social.
Licença remunerada pré-aposentadoria (opcional) – Os empregados  que estiverem a dois anos ou menos da obtenção dos requisitos mínimos necessários para aquisição do direito à aposentadoria poderão optar pela licença remunerada e gozá-la nos últimos 12 meses. Estão incluídos na licença o pagamento de salário, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale refeição e alimentação, auxílio-creche, auxílio-educação e também terão cobertura de plano de saúde; exceto vale transporte, remuneração variável, SIM , SOMAR e SUPERANKING. Ou seja, os bancários que realizarem essa opção, poderão ficar os últimos 12 meses que precederem o período de aposentadoria afastados do banco.
Abono indenizatório para Aposentadoria – Os empregados que na data da assinatura do aditivo, já completaram os requisitos mínimos necessários à aquisição do direito à aposentadoria pela Previdência Social, ou que já estejam em gozo do benefício previdenciário e que ainda estão trabalhando há mais de 15 anos no banco ou mais, terão direito a um abono indenizatório se optarem pela rescisão de contrato de trabalho por aposentadoria.
O abono varia de acordo com a faixa salarial:
Até R$ 2.000: Abono de R$ 4.000
Acima de R$ 2.000 até R$ 4.000: Abono de R$ 6.000
Acima de R$ 4.000 até R$ 8.000: Abono de R$ 9.000
Acima de R$ 8.000 até R$ 12.000: Abono de R$ 12.000
Acima de R$ 12.000: Abono de R$ 16 mil
Os empregados que tenham entre 21 e 25 anos de banco terão um acréscimo de 10% sobre o valor do abono, de acordo com sua faixa salarial. De 26 anos a 30 anos, 15% de acréscimo. De 31 anos em diante, o acréscimo será 20%.

Abono Ausência aos Funcionários com Deficiência

Licença por Motivo de Doença de Filhos: Passou de 1 dia para 2 dias.
Horário para Amamentação:  2 períodos de 30 minutos(1 hora), que poderá ser convertido em licença de 10 dias corridos e usufruídos pela mãe ou pelo pai.
Estabilidade Provisória de Emprego Decorrente de Adoção:  O empregado que vier a adotar filho(a) com idade inferior a 12 anos, por 120 dias.
Fórum de Saúde e Condições de trabalho: Santander e Real (cláusula nova).
PLR para Aposentados: Ao empregado que tenha se desligado em decorrência da concessão de seu requerimento de aposentadoria por tempo de serviço, entre 02/08/2008 a 31/12/2008, na proporção de 1/12 avós por mês trabalhado.
Comitê de Relações Trabalhistas: Santander e Real (cláusula nova).

Assembleia aprova aditivos

Fotos: Júlio César Costa