R
eunidos em assembleias na sede do sindicato, no último dia 18, cerca de 100 bancários do Santander e Real aprovaram por unanimidade os aditivos ao acordo coletivo da categoria. Depois de um longo processo de negociação, que durou sete meses, com altos e baixos, incluindo uma paralisação no dia 18 de fevereiro, os bancários conseguiram garantir novos direitos. Entre as conquistas, renovação da estabilidade de 24 meses e a licença remunerada pré-aposentadoria. Nesse novo programa, também conhecido por “pijama”, nos dois bancos, poderão se inscrever os bancários com mais de 15 anos de casa e que estejam incluídos na estabilidade. O pagamento de PLR proporcional aos bancários que se aposentaram entre 2 de agosto e 31 de dezembro de 2008 foi outra importante conquista. Sem falar no programa de incentivo (abono indenizatório) para aqueles que já reúnem tempo para se aposentar ou que já estão aposentados.
O aditivo prevê também novo horário de amamentação, com dois períodos de 30 minutos (1 hora), que poderá ser convertido em licença de 10 dias corridos e usufruídos pela mãe ou pelo pai. Quanto à bolsa de estudo, as inscrições terminam nesta quinta-feira, dia 26, e o pagamento será retroativo. Na avaliação do diretor do nosso sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Cristiano Meibach, “os aditivos refletem nosso poder de mobilização e conta agora com total respaldo dos bancários dos dois bancos. A prova disso foi a aprovação dos aditivos por todos os participantes das assembleias. Sem dúvida, uma histórica vitória”.
Veja no site do sindicato (

www.sindicatocp.org.br

) a íntegra dos aditivos. Qualquer dúvida, ligue para os diretores do Santander e Real. Inclusive o sindicato já montou um plantão na sede.

O diretor Cristiano esclarece os aditivos

Fotos: Júlio César Costa

Santander