B
rasília sediou no último final de semana o 20º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado entre os dias 24 e 26, e o 25º Conecef, entre os dias 23 e 25, que aprovaram as reivindicações específicas. No Congresso do BB, nosso sindicato participou com oito delegados, entre eles, a diretora Elisa; o presidente Jeferson participou como convidado. No Conecef, a região de Campinas foi representada também por oito delegados, entre eles, os diretores Gabriel, Angela e Silvio.

Congresso BB

Entre as resoluções do 20º Congresso, cabe destacar: Saúde e Condições de Trabalho (implantação imediata de plano odontológico); Papel do BB e as Incorporações (defesa do BB como banco público); Remuneração e PCCS (fim da lateralidade com a volta do pagamento das substituições); e Organização do Movimento (campanha salarial unificada com mesas específicas concomitantes).
Na avaliação da diretora Elisa, as decisões do congresso “refletem as necessidades dos trabalhadores bancários. Sem falar que queremos um banco público fortalecido, voltado aos interesses da sociedade”.

Delegados da base do sindicato no Congresso do BB; o presidente

Jeferson participou como convidado.(foto:Valéria Carvalho)

25 º Conecef

Uma das principais decisões do 25º Conecef foi o adiamento da aprovação da proposta dos empregados para um novo modelo de PCC. A decisão será tomada em plenária nacional a ser convocada pela Comissão Executiva dos Empregados. Para o diretor Gabriel uma das grandes conquistas do congresso foi a “união dos empregados contra a ranqueamento dentro das unidades, que cortava a promoção de 20% do quadro de pessoal”. Gabriel lembra ainda que essa posição foi defendida pelo nosso sindicato já no 24º Congresso, realizado em 2008.
Principais resoluções: Jornada de Trabalho (revogação da CI SUPES 293/06 e respeito a jornada de 6 horas para todos); Isonomia (isonomia de direitos entre os novos e antigos empregados, com extensão da licença prêmio, anuênios e VP, normatização das APIP); Funcef (estudo pela Caixa/Funcef para unificação dos planos de benefícios): Prevhab (imediata abertura para a migração dos participantes do Prevhab para a Funcef, com garantia de prioridade dos 40 participantes que foram vetados e solução imediata para o Plano Espelho); Aposentados (garantia de direito ao Saúde Caixa a todos os aposentados); Saúde e Condições de Trabalho (criação de enfermarias em prédios com mais de 300 pessoas); Segurança Bancária (proibição de transporte de valores por empregados); Democratização da gestão (os processos eleitorais para Direp e Virep devem ter comissão eleitoral composta por integrantes das chapas inscritas de forma paritária).

A diretora Angela Faria na abertura do 25º Conecef (foto:Augusto Coelho/Fenae)

Delegados da base do sindicato no 25º Conecef (foto:Valéria Carvalho)

Veja Resolução do Congresso :BB/CEF

BB