Sindicato distribuiu no último dia 4, Dia Nacional de Luta, 1.500 folhetos nas agências do Santander Brasil, No documento, o sindicato cobra pagamento de parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Veja a íntegra do documento:

“Os sindicatos bancários têm reivindicado ao Santander o pagamento de parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados de 2008 (PLR). O banco espanhol, no entanto, só tem enrolado na mesa de negociação. Na verdade, desconversa quando indagado porque pagou PLR rebaixada (regra básica) para os bancários e generosa remuneração aos executivos e acionistas. Afinal, a fonte desse direito não é a mesma? Ou seja, o lucro líquido obtido em 2008? No dia 31 de outubro de 2008 o presidente mundial do banco, Emílio Botin, alardeou que o lucro no Brasil seria de R$ 4,8 bilhões. Dois meses depois, quando fechou o balanço, o resultado surpreendeu. O lucro oficial foi de R$ 2,759 bilhões. O que aconteceu? Como explicar essa brusca involução em torno de R$ 2 bilhões? Até agora essa confusão de dados serviu tão somente para pagar uma PLR achatada aos trabalhadores.
Os bancários estão indignados. Em manifestação realizada no último dia 30 de abril deixaram isso bastante claro. Mesmo assim, o Santander reluta em corrigir o seu erro, continua negando que sua política de gestão tem dois pesos e duas medidas. Os trabalhadores exigem valorização, reconhecimento, porém paciência tem limite. Junho de 2009″

Foto:Júlio César Costa
Santander