D
epois de muita pressão dos bancários, o grupo Santander Brasil pagou no último dia 19 parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2008, equivalente a R$ 500,00, para todos os funcionários, incluindo os do Real. Para os bancários demitidos elegíveis, e aposentados entre 2 de agosto e 31 de dezembro do ano passado, o pagamento será no dia 10 de julho.
A luta pela parcela adicional começou em fevereiro deste ano, logo após pagamento da PLR de 2008, estabelecido no acordo coletivo. Apesar da alta rentabilidade obtida no ano passado, o Santander pagou a regra básica; ou seja, uma PLR rebaixada. Para os executivos e acionistas, no entanto, pagou generosa remuneração. Por trás dessa política de “dois pesos, duas medidas”, a publicação de dois balanços diferentes. “Diante desse duro golpe, deflagramos uma ampla mobilização para pressionar o banco a abrir negociação. Foram realizadas várias rodadas, dias de luta e paralisações. O resultado tem sabor de conquista. É claro que está aquém do reivindicado, porém é fruto de muita mobilização”, avalia o diretor do nosso sindicato, funcionário do Santander e integrante da COE, Cristiano Meibach. Para a diretora Stela, também funcionária do Santander, a frase de uma colega resume o que foi a batalha pela parcela adicional. “Após ser informada da nossa conquista, ela disse: vale a pena lutar”.

Paralisação no Real Campos Sales, em maio

Fotos:Júlio César Costa