sindicato coordenou na manhã desta quinta-feira (2/7) na agência Centro, em Campinas, Dia de Luta. Durante a manifestação os dirigentes sindicais distribuíram carta aberta, onde cobram mais seriedade do banco na mesa de negociação, e discutiram com os funcionários questões como lateralidade e implementação da plataforma USO. Hoje e amanhã a Comissão de Empresa dos Funcionários e a direção do BB voltam a se reunir. Na pauta, entre outros pontos, normas de reestruturação de dívidas dos funcionários, revisão do processo de certificação e CSO/USO.

Durante a manifestação os dirigentes sindicais distribuíram carta aberta,

onde cobram mais seriedade do banco na mesa de negociação…

…e discutiram com os funcionários questões como lateralidade e

implementação da plataforma USO.

Leia abaixo a íntegra da carta aberta.

Acorda BB!

Chega de maldades

Nos dias 2 e 3, a Comissão de Empresa dos Funcionários estará reunida com a direção do Banco do Brasil para negociar vários pontos; entre eles, normas de reestruturação de dívidas dos funcionários, revisão do processo de certificação e CSO/USO. Na ocasião, será entregue a pauta de reivindicações específicas, aprovada pelo 20º Congresso Nacional dos Funcionários, realizado em abril último, em Brasília.

Desde o ano passado que o processo de negociação com o BB não avança. A lateralidade, que acabou com as substituições remuneradas, por exemplo, permanece sem solução. Criada pelo Plano de Reestruturação lançado no primeiro semestre de 2007, a lateralidade inclusive foi denunciada pelo nosso Sindicato ao Ministério Público do Trabalho. Porém, até o momento não tem nenhum desfecho.

A mesma enrolação acontece com o PCC. Em uma das reuniões da mesa temática o BB garantiu a participação do pessoal da DIREO. Na hora H, no entanto, recuou. Deixou os representantes dos trabalhadores bancários falando sozinhos.

É muito descaso. É preciso reagir contra esse ‘pacote de maldades’ implantado unilateralmente. E a hora é oportuna. A Campanha Salarial está aí mesmo. Entre os dias 17 e 19 deste mês acontece em São Paulo a 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, fórum em que a categoria define a pauta de reivindicações. Mobilize-se. Sem pressão, os representantes da diretoria do BB, na mesa de negociação, permanecerão calados.

Julho de 2009

BB