15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal http://www.sindicatocp.org.br 100 0 1
theme-sticky-logo-alt

A
Comissão de Empresa dos Funcionários entregou a pauta específica, aprovada no 20º Congresso Nacional, à diretoria do Banco do Brasil no último dia 3. No mesmo dia foram negociados, entre outros pontos, plano odontológico, Certificação e CCP. Na véspera, dia 2, o banco apresentou os programas ATB e Sinergia, que definem o ranking das agências; em Campinas, o sindicato coordenou Dia de Luta.
Plano odontológico – A Comissão cobrou novamente a implantação. O BB informou que enfrentou vários problemas. Diante das dificuldades, a Comissão e o banco assinaram um termo de compromisso prorrogando o prazo de implantação: 31 de janeiro de 2010; antes era 30/6/09.
Certificação – A Comissão reivindicou que seja garantida, no mínimo, mais uma possibilidade para os gerentes de módulo avançado que não cumpriram as regras previstas em 2007. O BB vai analisar a proposta. Informou ainda que será realizado mais um processo de certificação, em dezembro próximo.
TAO – A Comissão propôs que seja revista a derrubada das concorrências de quem está a menos de dois anos nos cargos. Propôs também a criação de uma regra de transição para quem tem entre um e dois anos no cargo, possibilitando assim concorrer dentro de regras mais favoráveis, a serem ainda criadas.
Fraude – Para acabar de uma vez por toda com a prática de gerentes abrirem caixas, os representantes dos trabalhadores propuseram que apenas os caixas efetivos podem ativar o serviço.
CCP – A Comissão e o BB concordaram que é necessário renegociar o acordo; o modelo vigente gerou uma série de problemas na operacionalização das conciliações. Será definido um calendário de negociação.
Sesmt – Depois de muita pressão dos sindicatos e da intervenção do Ministério Público Federal, o BB foi obrigado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que define a implantação do Sesmt conforme previsto na Norma Regulamentadora 4 do INSS. O banco deve agora verificar quais funcionários têm qualificação e interesse em assumir postos na carreira técnico-científica e, depois, realizar concurso público para preencher as vagas restantes.

Foto:Júlio César Costa

BB