R
eunidos durante três dias (17 a 19) em São Paulo, na 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, 640 delegados aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009.

Entre as bandeiras de luta, reajuste de 10% (reposição da inflação mais 5% de aumento real); PLR de três salários mais R$ 3.850,00; contratação de toda remuneração dos trabalhadores (inclusive a parte variável); valorização dos pisos salariais; combate às metas abusivas e ao assédio moral; Plano de Cargos e Salários (PCS) para todos; mais segurança nas agências e regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, que proporcione mais crédito e reduza os juros. A exemplo de anos anteriores, a Conferência aprovou ainda campanha nacional unificada entre bancos públicos e privados, com negociação das questões de cada banco em mesas especificas e simultaneamente. A região de Campinas participou com 12 delegados e dois observadores.
A próxima etapa agora, segundo o presidente do nosso sindicato, Jeferson Boava, é o debate com a categoria e, posteriormente, aprovação da pauta em assembleia. “É hora de aprofundar a discussão dentro dos locais de trabalho, submeter a pauta a apreciação da categoria e nos mobilizar visando construir uma luta vitoriosa”. O Comando Nacional dos Bancários, da qual faz parte o nosso sindicato, deve entregar a pauta à Fenaban no início do mês de agosto.

Principais reivindicações

Reajuste de 10%
PLR de 3 salários, mais R$ 3.850,00
PCS para todos
Fim das metas abusivas
Fim do assédio moral
Licença-maternidade de 180 dias
Mais segurança
Valorização dos pisos
Garantia de emprego, inclusive nas fusões
Fim das terceirizações
Previdência complementar para todos
Ratificação da Convenção 158 da OIT

Aumento de salário

10% de reajuste (reposição da inflação do período de setembro/08 a agosto/09. Segundo projeções da inflação de setembro, o aumento real poderá chegar a mais de 5%). O mesmo índice deve ser aplicado as demais verbas salariais.
PLR maior/remuneração total
3 salários mais R$ 3.850,00 a título de Participação nos Lucros e Resultados. E contratação total da remuneração da categoria, incluindo a parte variável.
Valorização dos pisos
Piso de escriturário de R$ 2.047,00. Portaria: R$ 1.432,90. Piso de caixa: R$ 2.763,45. Para o primeiro comissionado, R$ 3.477,88 e para o primeiro gerente, R$ 4.605,73.

Abertura da 11ª Conferência no dia 17

Plano de Carreira

Plano de Cargos e Salários em todos os bancos, com acompanhamento dos sindicatos. A proposta prevê 1% de reajuste a cada ano de trabalho. A cada cinco anos, esse reajuste passa para 2%. O banco é obrigado a promover o bancário pelo menos um nível a cada cinco anos. E quando abrir nova vaga, processo de seleção interna. Para cada cargo ou função, o banco deve apresentar grade curricular e oferecer o curso aos trabalhadores no horário de expediente. Em caso de descomissionamento, a comissão será incorporada ao salário integralmente.
Preservação de emprego
Novas contratações; fim das terceirizações; garantia de emprego inclusive durante os processos de fusão; luta pela ratificação da Convenção 158 da OIT, que proíbe demissões imotivadas; fim das demissões por justa causa em decorrência de endividamento; e respeito à jornada de trabalho.
Educação/maternidade
Ampliação do auxílio-educação para todos e licença-maternidade de seis meses.
Fonte: Rede de Comunicação dos Bancários

Parte da delegação da base do sindicato

Reivindicações sobre Saúde, Segurança

e Previdência Complementar

Saúde
A 11ª Conferência aprovou o texto elaborado pelo grupo temático de saúde e condições de trabalho. Entre outros pontos, adoção de mecanismos mais abrangentes para coibir a prática de assédio moral e de violência organizacional dentro dos bancos; e aprimoramento das regras para eliminação de riscos no local de trabalho. A pauta de reivindicações prevê manutenção dos salários e de todos os benefícios aos trabalhadores afastados por motivo de doença/acidente de trabalho e em licença-maternidade; custeio por parte dos bancos de todas as despesas com tratamento médicos relativos a doença do trabalho, inclusive com autorização para que exames e consultas médicas sejam feitas durante o horário de expediente; e aperfeiçoamento nos procedimentos para registros no INSS.

O diretor Gustavo Moreno (terceiro em sentido horário) na mesa coordenadora

do Encontro Temático sobre Saúde

13º salário: A Conferência aprovou ainda a antecipação do 13º salário para todos os trabalhadores licenciados por motivo de agravo à saúde e licença-maternidade.

Segurança
Os 640 delegados referendaram a pauta de reivindicações sobre segurança, aprovada durante o encontro temático, realizado no dia 17. Veja a íntegra das reivindicações.

Os diretores Vander e Danilo no Encontro Temático sobre Segurança

Previdência complementar

O plenário da 11ª Conferência aprovou também as reivindicações sobre Previdência Complementar. Entre outros pontos, implantação em todos os bancos, com gestão compartilhada e representantes eleitos pelos participantes na direção e conselhos dos fundos de pensão; criação de três fundos específicos, patrocinados pelas instituições financeiras, para custear o auxílio-alimentação, a PLR e o plano de saúde dos funcionários durante a aposentadoria. Veja a íntegra das propostas aprovadas.

Fotos: Júlio César Costa

Fonte: Rede de Comunicação dos Bancários