sindicato realiza nesta quarta-feira, dia 29, às 19h, na sede, assembleia com toda a categoria (bancos públicos e privados) para discutir e referendar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2009. Entre as bandeiras de luta, aprovadas na 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada entre os dias 17 e 19 em São Paulo, reajuste de 10% (reposição da inflação acumulada no período setembro/08 e agosto/09, mais aumento real, que pode atingir mais de 5%); PLR de três salários mais R$ 3.850,00; contratação de toda remuneração dos trabalhadores (inclusive a parte variável); valorização dos pisos salariais; combate às metas abusivas e ao assédio moral; Plano de Cargos e Salários (PCS) para todos; mais segurança nas agências e regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, que proporcione mais crédito e reduza os juros.
A Conferência definiu ainda o mesmo padrão de campanha, como em anos anteriores: nacional, unificada (bancos públicos e privados), e negociação das questões de cada banco em mesas especificas e simultaneamente. Como informado no suplemento da edição nº 1206, especial sobre a conferência e distribuído na semana passada, a região de Campinas participou com 12 delegados e dois observadores. Neste ano, a marca da campanha é “Bancos abusam. Cadê a responsabilidade social”. O foco principal é dialogar com a sociedade, mostrar a outro lado da imagem dos bancos, que não aparece nas milionárias campanhas publicitárias.

Conferência reúne 640 delegados…

…o presidente Jeferson defende propostas

Fotos: Júlio César Costa

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 46.106.480/0001-70, Registro sindical nº 006.132.02541-7, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, dos municípios de Campinas, Aguaí, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Cabreúva, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Pedreira, Paulínia, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, para a assembleia geral  extraordinária   que  se   realizará no dia 29 de julho de 2009, às 18h30, em primeira convocação, e às 19h00, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, no endereço da sede do Sindicato à Rua Ferreira Penteado, nº 460, Centro, Campinas/SP, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia: 1. Discussão e deliberação sobre aprovação ou ratificação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta de reivindicações da categoria bancária 2009 aprovada na 11ª Conferência Nacional dos Bancários; 2. Autorização à diretoria para realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordo de PLR e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto; 3. Deliberação sobre desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada.
Campinas, 24 de julho de 2009
JEFERSON RUBENS BOAVA – Presidente