R
eunidos em assembleia no último dia 29, na sede do sindicato, os bancários dos setores públicos e privados de Campinas e Região aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações da campanha salarial 2009. A próxima etapa agora é a entrega da também denominada Minuta de Reivindicações à Federação Nacional de Bancos (Fenaban) que acontece neste dia 10. Na campanha deste ano, conforme decidiu a 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada entre os dias 17 e 19 de julho, em São Paulo, a categoria reivindica, entre outros pontos, reajuste de 10% (reposição da inflação acumulada no período setembro/08 e agosto/09, mais de aumento real, que pode atingir mais de 5%); PLR de três salários mais R$ 3.850,00; contratação de toda remuneração dos trabalhadores (inclusive a parte variável); valorização dos pisos salariais; combate às metas abusivas e ao assédio moral; Plano de Cargos e Salários (PCS) para todos; mais segurança nas agências e regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, que proporcione mais crédito e reduza os juros.

A exemplo de anos anteriores, a campanha será nacional e unificada. As pautas de reivindicações dos bancos públicos – no nosso caso, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, aprovadas no 20º e 25º Congressos realizados em abril último, respectivamente – serão negociadas em mesas específicas e simultaneamente ao processo de discussão entre Fenaban e Comando Nacional dos Bancários, da qual o nosso sindicato faz parte.
Prepare-se. Neste ano vamos às ruas defender e ampliar os direitos da categoria e, ao mesmo tempo, cobrar dos banqueiros a tão propalada responsabilidade social; mostrar à sociedade a verdadeira ‘cara’ dos bancos, diferente daquela que aparece nas inúmeras peças publicitárias.

Foto:Júlio César Costa

Campanha Salarial 2009