15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal http://www.sindicatocp.org.br 100 0 1
theme-sticky-logo-alt

Dia 27 acontece segunda rodada

N

a primeira rodada de negociação, realizada hoje à tarde (18/8), o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban fecharam o calendário de discussões da campanha salarial 2009. A pauta de reivindicações foi dividida em três blocos: 1) Emprego, 2) Remuneração e 3) Saúde, Condições de Trabalho e Cláusulas Sociais.

O primeiro bloco (Emprego) será debatido na segunda rodada, a ser realizada no próximo dia 27. No dia 2 de setembro, o segundo bloco (Remuneração), e no dia 9 de setembro o terceiro bloco (Saúde, Condições de Trabalho e Cláusulas Sociais).

Comando cobra PLR

Durante a rodada o Comando cobrou da Fenaban uma definição sobre a PLR, tema debatido em cinco rodadas realizadas entre os meses de maio e julho. O Comando reafirmou a necessidade de construir um novo modelo de distribuição dos lucros. Inclusive o modelo aprovado na 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em julho, e que consta da pauta, prevê três salários acrescido de valor fixo (R$ 3.850,00) para todos os bancários. Os negociadores da Fenaban informaram que os bancos estão discutindo a proposta, mas ainda não tem uma posição definida.

Gripe A: gestantes

Indagados sobre a situação das bancárias gestantes afastadas em função da gripe A (H1N1), mais conhecida por suína, no que se refere à remuneração e seus reflexos, os negociadores da Fenaban esclareceram que se trata de um “afastamento preventivo“, sem nenhum prejuízo às bancárias.
Campanha Salarial 2009