A
Caixa Econômica Federal comunicou no último dia 26, em rodada de negociação marcada para discutir as pendências de 2008, que decidiu oferecer aos aposentados a opção de receberem indenização pelo fim do direito ao auxílio-alimentação. A Comissão Executiva dos Empregados e a Contraf criticaram a iniciativa unilateral da Caixa e mantiveram a reivindicação de restabelecimento do tíquete na aposentadoria para todos, como benefício mensal contínuo e extensivo a pensionistas. A indenização do tíquete não contempla a cláusula 35ª do acordo coletivo 2008/09.
A opção pela indenização, segundo a Caixa, estaria disponível a a partir de do último dia 27. Segundo as regras, a quitação do direito ao tíquete será feita por acordo judicial ou extrajudicial, conforme a situação de cada aposentado. O cálculo será com base na expectativa de vida apontada pela tábua AT 1983, a mesma utilizada pela Funcef em seus cálculos atuariais. A indenização é oferecida para o empregado que ingressou até 1995, mas com restrições, porque há grupos específicos nesse contingente que não foram contemplados. A grande diferença está entre os aposentados pré-95 e pós-95 (inclui quem já se aposentou e quem ainda vai se aposentar). Calendário – As próximas rodadas acontecem nos dias 4 e 11 de setembro.

Foto: Augusto Coelho

CEF