P
ressionado pelos sindicatos, o Banco do Brasil recuou e anunciou no último dia 3, na abertura da negociação sobre o processo de incorporação do banco paulista com a Executiva do Comando dos Funcionários, a reintegração de 10 gerentes da Nossa Caixa demitidos no dia 31 (um gerente de unidade e nove gerentes de segmento). Segundo o BB, como os bancários reintegrados não podem permanecer nas funções anteriormente exercidas e na mesma lotação, devido a reprovação no exame de certificação da Anbid, serão transferidos até prestarem novo exame.

Calendário de incorporação
No debate sobre a incorporação, o BB informou que a extinção do CNPJ da Nossa Caixa e, consequentemente, de todas as diretorias e presidência, está previsto para o dia 30 de novembro. No período de 1º de 30 do mesmo mês, será feita uma campanha de esclarecimento sobre o Termo de Opção (TO) direcionada aos funcionários que quiserem aderir ao regulamento de pessoal do BB. As adesões, individualizadas, poderão ser feitas a partir do dia 2 de dezembro, sem limite de prazo. Independente da opção, também a partir do dia 2, todos os auxiliares administrativos e caixas poderão solicitar transferências para outras unidades com vagas disponíveis, desde que tenham preenchidos os requisitos. Não haverá necessidade de autorização de chefias. Para os gerentes gerais, denominados prepostos pela nomenclatura do BB, a adesão é obrigatória para quem quiser manter a atual ocupação. Segundo o BB, todas as vagas criadas em decorrência da incorporação serão destinadas aos bancários da Nossa Caixa.
Avaliação
Para o presidente do nosso sindicato, Jeferson Boava, que participou da rodada, o processo de adesão ao regulamento do BB deve ser amplamente debatido com os funcionários. “Queremos discutir todos os detalhes e o real impacto na vida funcional. O sindicato estará nos locais de trabalho e a decisão tem que ser coletiva”. Jeferson discorda que a adesão dos gerentes gerais seja obrigatória. “Não podemos concordar que, para manter o cargo, os gerentes gerais sejam obrigados a aderir ao regulamento”.  No que se refere às vagas criadas, o presidente do sindicato defende que os sindicatos sejam previamente informados. “É preciso saber antes onde estão as vagas. Caso contrário, é nova imposição”.
Rodada – A próxima rodada sobre a incorporação será no dia 17.

Foto: Augusto Coelho

BB