Dia 23 assembleia vota greve por tempo indeterminado

D

epois de quatro rodadas de verdadeira enrolação, os bancos resolveram agora provocar a categoria bancária. Na quinta rodada realizada hoje (17) à tarde, a Fenaban propôs reajuste salarial de 4,5% e PLR rebaixada. O índice não contempla aumento real, tão somente repõe a inflação dos últimos doze meses (o INPC acumulado no período foi de 4,4%) e sequer valoriza os pisos. Sem falar que os bancos querem reduzir o auxílio-creche/babá de 83 para 71 meses, e negaram auxílio-educação e proteção aos empregos.

O Comando rejeitou prontamente a proposta e orienta os sindicatos a realizarem assembleia no dia 23. Se até a próxima quarta-feira a Fenaban não apresentar nova proposta – inclusive vai encaminhar pedido nesse sentido aos bancos – é greve por tempo indeterminado a partir do dia 24.
PLR – A proposta de PLR apresentada pela Fenaban é mais simples, porém o valor é inferior ao pago em 2008. Confira: a) 1,5 salário para todos os bancários, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco (o que ocorrer primeiro). b) parcela adicional de 1,5% do lucro líquido com teto de R$ 1.500,00.
Para o presidente do sindicato, Jeferson Boava, integrante do Comando Nacional dos Bancários, a proposta da Fenaban é um insulto à categoria. “Após um mês de negociação, os bancos fazem uma proposta muito distante do que reivindica os bancários. Prometeram uma proposta global, mas não cumpriram. E isso exige uma resposta dura. Ou seja, se não mudarem nada até o dia 23, é greve a partir do dia 24 porque dinheiro os bancos têm. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, os 21 maiores bancos do país lucraram R$ 14,3 bilhões”.

PROPOSTA DOS BANCOS

Índice de Reajuste

PLR

1,5 salário reajustado até RS 10 mil e 4% do lucro líquido de 2009, o que ocorrer primeiro.1,5 % do lucro líquido, distribuídos linearmente, limitado a R$ 1.500