A
campanha salarial deste ano começou em junho. Inicialmente em seminários regionais, conferências interestaduais, até a 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (foto), em julho, que definiu a pauta de reivindicações. Fechada essa primeira fase da campanha, o Comando entregou a pauta à Fenaban no dia 10 de agosto – os bancários referendaram a pauta em assembleia no dia 29 julho (foto). Na primeira rodada, dia 18 de agosto, Comando e a Fenaban definiram o calendário de negociação e os blocos de temas. No dia 27 de agosto, emprego; no último dia 2, remuneração; no dia 9, saúde e condições de trabalho. Nas três últimas rodadas, antes do último dia 17, a Fenaban somente desconversou, mas prometeu apresentar uma proposta global no último dia 17. Para surpresa do Comando, o que surgiu na mesa de negociação ultrapassou a enrolação, saltou para a pura provocação.
Nesse quase um mês de negociação, o sindicato esteve sempre dentro dos bancos, debatendo com a categoria cada movimento da Fenaban na mesa de negociação. Na verdade, deixando bastante claro que o jogo poderia endurecer e era necessário construir uma luta unitária. No Dia do Bancário, 28 de agosto, o sindicato promoveu reuniões nas agências da área central de Campinas; no dia 3 de setembro, reuniões em Americana; e no último dia 10 paralisação das 7 às 12h em 10 agências em Campinas (fotos); no dia seguinte, reuniões em São João da Boa Vista. Na semana passada, novamente reuniões em Campinas, principalmente nas agências instaladas nos bairros.
Agora chegou o grande dia. Nesta quarta-feira, dia 23, a categoria vai decidir o troco aos bancos. Se não atenderem o que reivindicamos é GREVE por tempo indeterminado a partir do dia 24. Para que a nossa luta comece forte, é preciso o envolvimento de todos.

Agência Centro da Nossa Caixa

Banco do Brasil Ag. Centro Campinas

Acordo 2008

Proposta dos bancos

Reajuste

10% para quem ganha até R$ 2.500,00
8,15% para quem ganha acima de R$ 2.500,00

PLR

Regra básica: 90% do salário reajustado, acrescido do valor fixo de R$ 966,00, limitado ao valor de R$ 6.301,00.

1,5 salário para todos os bancários, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco (o que ocorrer primeiro).

PLR Parcela adicional

8% da variação do valor absoluto do crescimento do lucro líquido de 2008, em relação a 2007, dividido em partes iguais, com limite individual de R$ 1.980,00

1,5% do lucro líquido com teto de R$ 1.500,00.

Salário após 90 dias

Licença-maternidade de 180 dias
Mais segurança
Valorização dos pisos