s sindicatos bancários, incluindo o nosso, e a Fenaban assinaram no último dia 19, o acordo coletivo da categoria 2009/10 e o acordo sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O presidente do sindicato, Jeferson Boava, integrante do Comando Nacional dos Bancários, participou do ato de assinatura.
Conquistados na greve de 15 dias, os acordos garantem, entre outros pontos, reajuste de 6% (reposição da inflação mais 1,5% de aumento real), novo formato de PLR, licença-maternidade de 180 dias e isonomia de tratamento para casais homoafetivos. Os bancos se comprometeram em pagar a antecipação da PLR em até 10 dias. Veja a seguir como será a primeira parcela.

PLR: antecipação

1. Regra básica
:.
54% sobre o salário-base mais verbas fixas, reajustadas em setembro/2009, mais o valor de R$ 614, limitado a R$ 4.008 e ao teto de 13% do lucro líquido do banco apurado no 1º semestre de 2009, o que ocorrer primeiro.
:.No pagamento da antecipação da regra básica, o banco poderá compensar os valores já pagos ou que vierem a ser pagos, a esse título, referentes ao exercício de 2009, em razão de planos próprios.

2. Parcela adicional
:.
divisão linear da importância de 2% do lucro líquido apurado no 1º semestre de 2009 pelo número total de empregados elegíveis de acordo com as regras da convenção, em partes iguais, até o limite individual de R$ 1.050.
:.O pagamento da antecipação da parcela adicional não será compensável com valores devidos em razão de planos próprios.

Diferenças  salariais

acordo estabelece que as diferenças de salário pela aplicação do reajuste de 6%, de tíquetes-refeição e de cesta-alimentação, relativas aos meses de setembro e outubro, deverão ser efetuadas até a folha de pagamento do mês de novembro. Veja na página 4 os principais pontos do acordo.

Antes da assinatura do acordo com Fenaban, Comando Nacional avalia a

campanha salarial na Caixa Federal, no último dia 19, em São Paulo

Principais pontos do acordo com Fenaban

Acordo 2009/10

Reajuste

PLR

Regra Básica: 90% do salário reajustado acrescido do valor fixo de R$ 1.024,00, limitado ao valor de R$ 6.680,00
Se o total apurado na aplicação da regra básica ficar abaixo de 5% do lucro liquido, utilizar multiplicador até atingir o percentual ou 2,2 salários do empregado, limitado a R$ 14.696,00, o que ocorrer primeiro.

PLR Adicional

2% do lucro liquido apurado no exercício de 2009, dividido pelo número total de empregados elegíveis de acordo com as regras da convenção, em partes iguais, até o limite individual de R$ 2.100,00. Valores individuais da parcela adicional não serão compensáveis com planos próprios.

Antecipação da PLR

Regra básica – 54% do salário + R$ 614, com teto individual de R$ 4.008 e limite de 13% do lucro líquido do banco no primeiro semestre.
Parcela Adicional – 2% do lucro líquido do primeiro semestre dividido linearmente para todos os funcionários, com limite de R$ 1.050

Salário após 90 dias

Escritório: 1.074,46