Golpe

A

Comissão de Organização dos Empregados (COE) condena a decisão do HSBC em anunciar no último dia 21 os valores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a serem pagos nesta terça-feira, dia 27. A medida adotada pelo banco inglês contraria afirmação feita em negociação realizada no dia anterior, 20. Na ocasião, o HSBC disse que iria discutir o tema e entraria em contato com a COE na quinta-feira, dia 22. Reunida no dia do anúncio, a Comissão avaliou a decisão do HSBC e definiu novas jornadas de luta. Na negociação do dia 20, a COE cobrou do HSBC a valorização dos funcionários, com pagamento integral da regra básica da PLR, previsto no acordo assinado com a Fenaban. Porém, a PLR anunciada sofreu redução de 26,22% na primeira parcela. Pela regra do HSBC, o valor da PLR será equivalente a 39,84% do salário mais R$ 453,01 (fixo), acrescido de R$ 251,75 referente à parcela adicional da PLR (2% do lucro líquido distribuídos linearmente para todos). Para pagar a PLR reduzida o HSBC manipulou o balanço. Segundo dados apurados pelos sindicatos, com assessoria do Dieese, o lucro do banco inglês foi de R$ 2,1 bilhões; valor que consta do balanço contábil e será usado como parâmetro para o pagamento dos executivos e acionistas. Para efeitos de distribuição da PLR, esse resultado aparece como R$ 250 milhões; entre as justificativas para a manobra contábil, aumento muito acima do esperado nas Provisões para Devedores Duvidosos (PDD).

Dia de Luta

– No mesmo dia 20, quando a COE se reuniu com o HSBC, os sindicatos realizaram Dia Nacional de Luta. Em Campinas, o sindicato realizou manifestação na agência Centro, com distribuição de carta aberta aos funcionários, inclusive nas demais agências, onde é cobrado o pagamento integral da regra básica da PLR.

Dia do Preto

– Nesta sexta-feira, 30, é Dia do Preto no HSBC. Em luto pelo não pagamento integral da regra básica da PLR, os bancários devem usar roupas pretas. Proteste.

Dia de Luta no HSBC

Fotos: Roberto Mercury