E
m negociação com Itaú sobre a incorporação do Unibanco, no último dia 3, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) garantiu o mesmo piso dos caixas do Itaú para os caixas do Unibanco. O que era equivalente a R$ 1.538,93 passa a valer a partir deste mês de novembro, R$ 1.634,63. O aumento corresponde a 6,21%. Os salários dos escriturários do Unibanco também foram equiparados, passando de R$ 1.089,49 para R$ 1.156,50. A conquista beneficia 7 mil bancários em todo o país.
Na rodada foi negociado ainda concessão de empréstimo do IAPP, antes de sua extinção para esta finalidade, e unificação de parte do convênio médico.
Convênio médico – Discutiram-se vários pontos do novo plano de saúde, que será híbrido entre as regras do Itaú e as do Unibanco no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Não deverá ocorrer mudança de operadora. Dois pontos merecem ser destacados: implementação de limite de co-participação e os bancários do Unibanco poderão incluir agregados. A COE reivindicou ainda melhoria na assistência odontológica.
IAPP – Como anunciado anteriormente, o Itaú Unibanco não manterá o Instituto de Assistência Pedro Di Perna (IAPP) do Unibanco para fins de empréstimo, mas se comprometeu em manter as condições para que os bancários tenham direito a mais um pedido. Os trabalhadores que já têm um empréstimo poderão concluir o atual e solicitar mais um. Os que ainda não têm, poderão solicitar mais um pedido.

…e Itaú. Diretores do sindicato na luta

Avaliação

Para o diretor do sindicato e integrante da COE, Mauri Sérgio, “ficou claro que é possível avançar em alguns pontos. Porém, a negociação está em fase final, próxima de uma conclusão. Não é um debate fácil, pois envolve mais de 83.000 mil funcionários. Nosso papel é o de manter e ampliar as conquistas, visando a unificação de direitos”.
Reunião da COE – A Comissão volta a se reunir no próximo dia 16. Na pauta, convênio médico/odontológico e fusão.