A
6ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pelas centrais sindicais, entre elas a CUT, reuniu 50 mil pessoas no último dia 11 em Brasília. Os diretores Donizetti, Danilo e Cézar representaram o nosso sindicato. Neste ano, a Marcha defendeu seis bandeiras de luta: aprovação pelo Congresso da PL 01/07, que efetiva a política de valorização do salário mínimo; novo marco regulatório para o pré-sal, que garanta soberania nacional sobre a exploração e o uso dos recursos, prioritariamente em políticas públicas de combate às desigualdades sociais e regionais; atualização dos índices de produtividade da terra e aprovação da PEC 438/01 contra o trabalho escravo; ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT; aprovação do PL sobre a regulamentação da terceirização e combate à precarização nas relações de trabalho e, principalmente, redução da jornada sem redução do salário. Após o encerramento da Marcha, a maior desde 2004, cerca de 6 mil cutistas, entre eles os diretores do nosso sindicato, realizaram ato em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra o famigerado interdito proibitório, instrumento do Direito de Propriedade muito usado pelos bancos para impedir o exercício do direito de greve. Antes do ato, as lideranças que comandaram a Marcha se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e com o presidente do Senado, José Sarney.

Protesto organizado pelas centrais; entre elas, a CUT

Fotos: Banco de Imagens-SEEB Campinas