D
epois de muita discussão, os sindicatos e o Itaú Unibanco finalizaram em negociação no último dia 18 um novo Plano de Assistência Médica e Odontológica. Em relação aos atuais planos em vigor nas duas instituições, o novo é melhor. No que se refere à assistência odontológica, está garantido o direito de o bancário optar por quatro empresas: Odontoprev (R$2,99), Interodonto (R$ 1,19), Odontoempresas (R$ 2,50) e Uniodonto (R$ 9,98).
Após o Itaú Unibanco apresentar a redação final do novo plano, a ser encaminhado à Federação dos Bancários de SP e MS, o sindicato vai realizar assembleia para votar pela aprovação ou não. Para o diretor do sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Mauri Sérgio, que participou de todo o processo de negociação, “não foram negociações fáceis até porque o plano envolve diretamente 82.000. Podemos dizer que o novo plano é melhor. Um ponto, aliás, é muito importante: a opção pela operadora de odontologia UNIODONTO, uma antiga reivindicação”.
Mauri destaca ainda que foi fundamental a pressão dos bancários. “Conseguimos arrancar da empresa um aporte financeiro maior do que a direção do Itaú-Unibanco pretendia fazer no início dos debates”.

Principais pontos do Plano de Saúde do Itaú Unibanco

Isonomia
A assistência médica combina o que há de melhor nos atuais planos de saúde do Itaú e do Unibanco, com avanços em diversos pontos. A cobertura é nacional e a assistência aos bancários da base do sindicato permanecerá sendo prestada pela UNIMED, através da CENTRAL NACIONAL UNIMED.
Tipo de plano
São cinco opções que os bancários podem aderir de acordo com a lotação: Básico, Especial, Executivo 1, Executivo 2 e Premium. Está assegurado o padrão apartamento, a menos que o bancário opte pelo plano básico (enfermaria), mais barato. A rede de atendimento é a mesma que a Unimed já oferece hoje.
Dependente
Além do cônjuge, os bancários podem incluir os filhos ou enteados e os pais, direito que não existia no plano de saúde do Unibanco.
Custo para o bancário
Plano básico: 0,8% do salário para uma vida; 1,6% para duas vidas; e 2,4% para três ou mais vidas. Demais planos: 2% do salário para uma vida; 3% para duas vidas; e 4% para três ou mais vidas.
Significa que para quem tem um grupo familiar até 3 vidas, não devera haver reajuste, se houver é pouco significativo. Para quatro vidas passará de 3,5% (ITAU) para 4% do salário. O limitador ainda será definido.
Co-participação
Ao titular não existe limites de consulta e nem co-participação nas mesmas. Aos dependentes será cobrado 20% em consultas e exames simples. Para as gestantes e recém-nascidos estão garantidas nove consultas sem pagamento. Em qualquer situação, o limite máximo de desconto mensal da co-participação será de 2% do salário do trabalhador, sendo que o saldo devedor será pago pela empresa, ou seja, não será acumulado de um mês para o outro.
Implantação e adesão
O período de adesão vai de 14 de dezembro a 29 de janeiro e o novo plano entra em vigor a partir de 1º de março de 2010.
Dependentes: Garantida aos trabalhadores oriundos do Unibanco e do antigo Nacional, que têm seus pais como dependentes, a manutenção dessa situação. Para os outros trabalhadores, pai e mãe serão considerados agregados.
Comitê de acompanhamento: A proposta prevê ainda a criação de um comitê de acompanhamento da assistência médica, com participação de trabalhadores e empresa. O comitê terá reuniões trimestrais, com data definida para começar em março de 2010.
Rede credenciada: A empresa assumiu compromisso com os trabalhadores de realizar reuniões específicas com cada entidade para rediscutir os problemas localizados, se necessário com a participação da operadora.

Itaú