HSBC

N

o quarto Dia Nacional de Luta no HSBC, quarta-feira 18, o sindicato distribuiu carta aberta aos clientes da agência Premier instalada no bairro Cambuí, no período das 9 às 10h da manhã. No documento o sindicato denuncia o pagamento de PLR rebaixada. A manifestação faz parte do calendário nacional aprovado pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) em reunião realizada no final de outubro. No último dia 20 aconteceu a primeira manifestação; no dia 28  o sindicato coordenou a paralisação dos serviços até às 12h em seis agências em Campinas (Centro, Taquaral, Nova Aparecida, Jardim do Trevo, Amoreiras e Cambuí); e no dia 30, distribuiu fita de cor preta: Luto pela PLR menor.

20/10: Primeira manifestação

Dados manipulados

No dia 27 de outubro o HSBC pagou a primeira parcela da PLR, porém com redução de 26,22%. Pela regra do HSBC, o valor da PLR foi equivalente a 39,84% do salário mais R$ 453,01 (fixo), acrescido de R$ 251,75 referentes à parcela adicional da PLR (2% do lucro líquido distribuídos linearmente para todos).
Para pagar a PLR reduzida o HSBC manipulou os dados do balanço. O lucro do banco inglês foi de R$ 2,1 bilhões; valor que consta do balanço contábil e usado como parâmetro para o pagamento dos executivos e acionistas. Para efeitos de distribuição da PLR, esse resultado aparece como R$ 250 milhões; entre as justificativas para a manobra contábil, aumento muito acima do esperado nas Provisões para Devedores Duvidosos (PDD).

28/10: Paralisação em seis agências

Fotos: Júlio César Costa & Roberto Mercury