Nossa Caixa

A

opção para migrar de regulamento, passando da Nossa Caixa para o Banco do Brasil, estará disponível aos funcionários a partir desta quarta-feira, dia 2. Como o processo de negociação sobre a incorporação foi retomada na semana passada, depois de muita pressão, o Comando dos Funcionários e o sindicato orientam que nenhum funcionário migre neste momento. Ou seja, a decisão não deve ser tomada enquanto a negociação não se esgotar. O BB só voltou à mesa de negociação depois que o Comando, reunido no último dia 23, aprovou greve de 24h neste dia 30, segunda-feira. Em menos de 48h o banco marcou rodada com as entidades sindicais. A retomada começou no dia 25 e se estendeu no dia seguinte. Nesses dois dias, após intensos debates, o banco esclareceu algumas dúvidas e aceitou mudar algumas medidas previstas durante a incorporação; entre elas, vale transporte, vagas, realocação e gratificação variável (veja quadro na página 2). E nesta quinta-feira, dia 3, os sindicatos voltam a negociar com o BB.
Diante dessas mudanças e da continuidade da negociação, os funcionários reunidos em assembleia no último dia 26, na sede do sindicato, decidiram suspender a greve de 24h, seguindo inclusive orientação do próprio Comando. Para o presidente do sindicato, Jeferson Boava,”o momento exige serenidade, muita atenção. Devemos nos manter mobilizados. Estamos numa reta final, mas nem tudo está definido”. Jeferson lembra ainda que o nosso sindicato foi um dos primeiros a se manifestar contra a migração. “Desde o anúncio alertamos os funcionários a não migaregem de imediato. Curiosamente outras representações incentivavam o contrário”.

Assembleia aprova suspensão da greve de 24h (KR)

Pense antes de migrar
A opção para migrar não tem prazo para terminar. Quer dizer, poderá ser feita a qualquer momento. Mas, vale a pena mudar de regulamento? Avalie, pondere.
No Plano de Cargos e Salários (PCS) da Nossa Caixa, as progressões são anuais (MIP Pessoal, capítulo 11, página 6). Até sete anos de banco, por exemplo, o funcionário tem a possibilidade de receber reajuste salarial próximo de 25%. No BB, o plano de cargos prevê 3% depois de três anos.
Na Nossa Caixa a variação de reajuste vai de 7,5% até 0,5% com 31 anos (veja tabela na página 2). Cabe destacar que a maioria terá progressão em janeiro de 2010 (confira seu mês de progressão e o ano ponderado no MAHS, opção 3). Então, por que correr? E isso não é tudo. Com essas progressões ou parte delas, a partir do terceiro ano de banco o funcionário já recebe salário maior que o E1 do BB. E não perde esse valor em caso de descomissionamento. Sem falar no anuênio. Verifique a data de admissão na Nossa Caixa. Caso contrário, poderá perder mais um ATS.

Negociação com BB no dia 25 (SM)

PDV – O sindicato não vai homologar nenhuma rescisão de contrato de trabalho enquanto o BB exigir renúncia de direitos. Quer dizer, abrir mão das estabilidades garantidas no acordo da categoria e dar quitação de todas as verbas referentes ao contrato de trabalho. Vale lembrar que a opção feita até segunda-feira, dia 30 (último prazo) pode ser revertida até a data da homologação.

Diretores do sindicato na reunião do Comando dia 23 (SM)

Dúvidas – Se você tem dúvidas ou quer esclarecimentos sobre a migração e PDV, envie mensagem:jorbanc@bancarioscampinas.org.br e informe seu telefone e horário para contato. Ou então, ligue 3731-2688.

Fotos: Kamá Ribeiro (KR) & Susan Meire (SM)

BB