Nova rodada dia 8

R

eunidas com a diretoria do Banco do Brasil, hoje (3/12) em São Paulo, as entidades sindicais, entre elas a Federação dos Bancários de SP, Contraf e o nosso sindicato, apresentaram uma série questões e dúvidas sobre o processo de migração de regulamento, aberto ontem. Os representantes do banco esclarecerem alguns pontos; outros serão debatidos na próxima rodada de negociação, que será realizada no dia 8, terça-feira; na segunda, dia 7, mesa temática discute o FEAS (Fundo Economus de Assistência Social), que assegura assistência médica aos aposentados da Nossa Caixa. Veja a seguir o que foi debatido.

Termo de opção
– O texto apresentado pelo BB para a adesão ao regulamento do banco não deixa claro quais são exatamente os direitos e benefícios que o funcionário estará renunciando, nem tampouco quais os direitos e benefícios que passará a ter após a adesão.

Simulador para migração – O simulador não mostra claramente qual o cargo similar no BB, omite gratificações ao apresentar a situação atual na Nossa Caixa. Os dirigentes sindicais constataram também a necessidade de o simulador apresentar de forma objetiva a real situação do funcionário e nomenclatura de cada das verbas recebidas hoje na Nossa Caixa, comparando com a situação análoga e suas respectivas nomenclaturas enquanto funcionário do BB.
Cursos oferecidos pelo BB – Dada a grande quantidade de cursos disponíveis, há a necessidade de ampliação do prazo para a conclusão.
TAO – A informação dos cursos disponibilizados pela Nossa Caixa para compor o perfil de cada funcionário apresenta falhas, havendo a necessidade de o bancário ter acesso a seu histórico para fazer as devidas correções/atualizações.
Redimensionamento das agências – O BB precisa apresentar, com urgência, o redimensionamento/dotação das agências da Nossa Caixa já com a estrutura do Banco do Brasil.
Transferências – Diante do número expressivo de solicitações dos bancários de transferência de local de trabalho, há necessidade de serem atendidas com a maior brevidade possível, antes que sejam feitas novas contratações.
Ponto eletrônico – Falhas no sistema de anotação de pontos estão impedindo o registro de horas extras, sejam para compensar os dias de greve ou as horas extraordinárias necessárias.
Redução salarial – O funcionário, ao aderir ao termo de opção, deve ter garantido, desde que assuma função similar no BB, no mínimo a mesma remuneração atual.
Caixa eventual – As garantias dadas pelo banco ao caixa executivo devem ser estendidas ao caixa eventual, permitindo que se torne efetivo.
Licenciados/férias – Funcionários licenciados ou em gozo de férias não podem ser prejudicados na concorrência, nem na adesão, por estarem ausentes de seu local de trabalho.

Esclarecimentos

– Os representantes do BB reafirmaram que o interstício e os reajustes salariais incidirão sobre todas as verbas fixas (VP e VCPs).
– A utilização das ausências permitidas está garantida, não tendo mais dezembro como prazo limite.
– A PLR será paga proporcionalmente aos funcionários oriundos da Nossa Caixa, independentemente da adesão ao termo de opção.
– O BB reafirmou que as vagas surgidas a partir do PDV serão ocupadas por funcionários da Nossa Caixa.
– O bancário que entrou na Nossa Caixa como auxiliar – administrativo e hoje está capacitado para ocupar funções técnicas, poderá concorrer a elas.

Avaliação

O processo de negociação com o BB só foi retomado na semana passada (dias 25 e 26) depois da pressão dos bancários da Nossa Caixa. Inclusive na segunda, 30, último dia do Banco Nossa Caixa, o sindicato realizou ato na agência centro de Campinas, marcado com um minuto de silêncio. Ao final, os funcionários se abraçaram para simbolizar a unidade da luta. Para o presidente do sindicato, Jeferson Boava, que participou da rodada, um ponto fundamental levantado hoje foi a não redução de salários. “Não aceitamos isso. E, dado que o processo de negociação continua, oriento os bancários a não migrarem. Aliás, isso reforça as entidades sindicais na mesa de negociação”. Jeferson destaca ainda que é preciso manter a mobilização.

Foto: Susan Meire – FEEB SP/MS
BB