15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal http://www.sindicatocp.org.br 100 0 1
theme-sticky-logo-alt

O
s sindicatos garantiram avanços na terceira rodada de negociação sobre o aditivo ao acordo da categoria com o Santander, realizada no último dia 8. Além de novas cláusulas, o banco espanhol recuou e propôs a manutenção dos incentivos à aposentadoria, como “pijama” e abono indenizatório até 31 de agosto do próximo ano. Na rodada anterior, realizada no dia 18 de novembro, o Santander concordou com a renovação da maioria das cláusulas do atual aditivo, prorrogado até o dia 31 deste mês. O diretor do sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Cristiano Meibach participou da rodada. A próxima rodada deve ocorrer em breve.

Principais avanços

Pijama – O Santander aceitou manter a Licença remunerada pré-aposentadoria até o dia 31 de agosto de 2010.
Abono indenizatório – Mantido até a mesma data do “pijama”. O abono é válido para quem reúne as condições de se aposentar pelo INSS e ainda permanece no trabalho. Os sindicatos, no entanto, reivindicam elevação dos valores do abono.
Bolsa de estudo – Ampliada de 1.250 para 2 mil. Manutenção das atuais bolsas concedidas aos bancários do Real.
Licença sem vencimento – Os bancários terão direito a um mês de afastamento do trabalho em casos como hospitalização prolongada ou doença grave do cônjuge ou de parente.
Prêmio de dois salários para quem já completou 25 anos – A ser pago aos bancários do Santander não incluídos na extensão desse benefício vigente no Real. A forma de pagamento ainda não está definida.
Centro de realocação – O Santander irá fazer nova divulgação do programa “Venha Trabalhar na Rede” visando a realocação dos bancários dos centros administrativos atingidos pelo processo de fusão.

Principais pendências

Patrocínio: Banesprev, HolandaPrevi, Bandeprev, Sanprev e Cabesp – Garantir o patrocínio no aditivo e/ou renovar/firmar termos de compromisso.
Eleições no HolandPrevi e Sanprev – Criação de grupo de trabalho para discutir o processo de eleições diretas para representantes dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e na Diretoria.
Isenção de tarifas e redução de juros – Será analisado o estudo sobre o tema nos demais bancos, a ser apresentado pelos sindicatos.
PPR – Os sindicatos propuseram um novo modelo, com a mesma regra da PLR, critérios mais justos e transparentes e pagamento linear.

Foto: Maurício Moraes

Santander