N
o aniversário de 149 anos de fundação da Caixa Federal, ocorrido no último dia 12, o sindicato coordenou em Campinas o Dia Nacional de Luta com distribuição de bolo aos empregados e clientes da agência Centro. A manifestação teve início por volta das 8h na entrada da agência pela Rua Barão de Jaguara, e prosseguiu às 9h30 na entrada pela Avenida Francisco Glicério, onde os diretores distribuição também adesivo e o jornal “Nossa Luta” alusivos a campanha por um “PCC Digno”. Além disso, passaram abaixo-assinado em defesa da criação de unidades específicas para o Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa. Encerrada a manifestação no centro, os diretores se dirigiram a algumas agências instaladas nos bairros.
O Dia de Luta abriu o calendário de mobilização deste ano, aprovado no encontro nacional de dirigentes sindicais da Caixa Federal, realizado pela Contraf no último dia 18 de dezembro.
A campanha por um “PCC digno” começou em julho de 2009, quando foi apresentada à Caixa uma proposta de novo Plano de Cargos Comissionados. Até hoje, no entanto, a empresa não se manifestou. Na verdade, em negociação no dia 2 de dezembro do ano passado, se limitou em apresentar as linhas gerais um Plano de Funções Gratificadas (PFG), incompleto, sem a descrição dos valores da tabela. Mas, isso não é tudo. A Caixa Federal anunciou que pretende reduzir os salários dos empregados com funções técnicas ao adequar a jornada de oito para seis horas, antes da migração para a nova tabela. Sem falar que continua discriminando os empregados vinculados ao REG/Replan não-saldado ou ao antigo PCS.
“Nossa luta é pela valorização dos empregados, por mais contratações. Queremos melhores condições de trabalho que permitam melhor atendimento à população”, destaca o presidente do sindicato, Jeferson Boava. Segundo ele, nesses 149 anos a Caixa Federal teve um papel fundamental no desenvolvimento do país e na recente crise financeira mundial; estratégico como banco público. “Porém, a Caixa tem que reconhecer que a construção da instituição é feita pelos empregados, que merecem valorização. Um PCC sem injustiças, sem distorções. No dia 12 o sindicato reabriu as jornadas de luta em 2010. Será um ano decisivo para concretizar os anseios dos empregados”.
Negociação dia 22
Nesta sexta-feira, dia 22, a Contraf e a Comissão Executiva dos Empregados se reúnem com a Caixa, em Brasília. Na pauta, a jornada de trabalho.

Distribuição de bolo

Fotos: Roberto Mercury