PCCS será negociado dia 3

A

Comissão de Empresa dos Funcionários, a Contraf CUT e o Banco do Brasil, reunidos ontem (20) em Brasília, definiram o calendário das mesas temáticas e da mesa permanente de negociação. O Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), uma das principais bandeiras de luta dos bancários do BB, será negociado no dia 3 de fevereiro. Antes, no dia 28 deste mês, o tema a ser debatida será incorporação (salários, planos de saúde e previdência e outros direitos dos funcionários dos bancos comprados pelo BB).  No dia 10 de fevereiro, na mesa permanente serão negociados, entre outras questões, BB 2.0 e Comissão de Conciliação Prévia (CCP). E no dia 24 do próximo mês, previdência e terceirização.

Para a diretora Elisa Ferreira, que participou da reunião de ontem, na rodada do dia 3 de fevereiro (PCCS, saúde e condições de trabalho) é fundamental colocar em discussão as premissas aprovadas em plenária realizada na primeira quinzena de dezembro último. “Ou seja, jornada de seis horas, critérios para comissionamento e descomissionamento, defasagens em alguns níveis de remuneração e ascensão salarial independente de comissão”. Elisa lembra ainda que a mesa de remuneração é uma conquista da campanha salarial de 2009.
Durante a reunião, destaca a diretora Elisa, os representantes dos bancários cobraram explicação sobre a aplicação dos 3% na curva do PCS, a partir de outubro passado. “O banco só aplicou esse percentual sobre o VP, deixando de lado o VCP e anuênios. Queremos a regularização do problema. Quer dizer, a aplicação correta conforme está assegurado no acordo coletivo”.
Quanto à implantação do plano odontológico, que tem como data-limite o dia 31 de janeiro, os representantes do banco assumiram compromisso de apresentar o projeto na próxima semana.
Sesmt/Ética – No que se refere ao Sesmt e Comitê de Ética, o BB assegurou que serão implantados ainda no primeiro semestre deste ano.

Calendário

28 de janeiro
– Incorporação (salários, planos de saúde e previdência e outros direitos dos funcionários dos bancos incorporados).

3 de fevereiro – PCCS, saúde e condições de trabalho.
10 de fevereiro – BB 2.0, Comissão de Conciliação Prévia (CCP) e outros temas.
24 de fevereiro – Previdência e terceirização.

Foto: Agnaldo Azevedo
BB