D
ireitos iguais, isonomia em 2010. Essa bandeira marcou o Dia Nacional de Luta na Caixa Econômica Federal em Campinas, coordenado pelo sindicato no último dia 27. Segunda etapa da mobilização definida em Encontro Nacional realizado no dia 18 dezembro último, o Dia foi de reuniões e discussões em 10 locais de trabalho, no período das 10 às 18h, envolvendo mais de 500 empregados. A abertura dessa mobilização nacional aconteceu no último dia 12, quando a Caixa completou 149 anos. Na ocasião, a bandeira desfraldada foi “PCC Digno”.
Durante as reuniões os diretores Silvio, Gabriel e Angela distribuíram o jornal “Nossa Luta”, edição nº 14, especial sobre o tema isonomia, cujo processo deve ser concluído pela direção da Caixa Federal. Basicamente a mobilização nacional é para exigir igualdade de direitos e benefícios aos empregados contratados a partir de 1998; entre eles, licença-prêmio, adicional por tempo de Serviço (ATS/anuênio) e tíquete-alimentação para os aposentados.

O diretor Gabriel esclarece as propostas apresentadas pela Caixa Federal, em rodada de

negociação

Jornada e PAA

Além de esclarecer e debater questões relacionadas à isonomia, a diretora Angela relatou o que foi negociado na última negociação, realizada no dia 22 em Brasília. Angela, que participou da rodada, analisou a proposta “esdrúxula” sobre a redução da jornada de oito para seis horas para os empregados que ocupam cargos técnicos e de assessoramento vinculados ao PCC de 1998, com a consequente redução dos salários. Em linhas gerais, a proposta prevê uma indenização de 40% em média para os empregados com ou sem ação judicial, que nos últimos cinco anos exerceram jornada de oito horas diários, independente de hoje exercerem a citada jornada. (veja a Nota Técnica do Escritório Crivelli Advogados Associados).
Outro tema debatido foi o Programa de Apoio a Aposentadoria (PAA). Na rodada do último dia 22 a Caixa Federal informou que o PAA foi aprovado pelo Conselho de Administração e Conselho Diretor da empresa. O primeiro PAA ocorreu no fim de 2007 e registrou um índice de 30% de adesões. Essa, aliás, é a expectativa da empresa para o patamar de adesões ao plano que pretende levar adiante neste ano.
A proposta do novo PAA está voltada basicamente para dois grupos: o dos 4.396 empregados que já estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando e o daqueles aptos a se aposentarem até a data de 28 de fevereiro de 2011, em torno de cinco mil bancários. O prazo para adesões vai de 1º de fevereiro a 1º de março deste ano. Foi estabelecido um período para o desligamento da empresa: de 2 de março a 30 de abril.

Fotos: Júlio César Costa

CEF