H
oje, 27 de fevereiro, o Sindicato completa 56 anos de fundação, 56 anos de luta em defesa dos direitos da categoria. Esse é o verdadeiro papel de um Sindicato de trabalhadores. A diretoria do Sindicato, representada pelo presidente Jeferson Boava parabeniza todos os bancários, financiários e cooperavitários de Campinas e 37 cidades da Região. “Quem luta, conquista. Essa é a prioridade do nosso sindicato, lutar sempre para garantir melhores condições de trabalho, salário e qualidade de vida”, destaca o presidente Jeferson.

Assembleia realizada  no último dia 24, elege Comissão Eleitoral

História de Luta

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região foi fundado em 27 de fevereiro de 1954. O embrião, no entanto, surgiu na agitada década de 30. Fundou-se o Sindicato, mas sua existência foi curta. Por pressão dos banqueiros, os sindicalizados foram obrigados a se desligarem do quadro associativo. O que forçou o fechamento da entidade.
Na década de 40 surge o Clube dos Bancários. Como seu objetivo principal era a recreação, os bancários de Campinas, para não ficarem sem uma entidade que defendesse seus direitos, filiaram-se no Sindicato de São Paulo.
Após a histórica greve de 1951, a categoria volta a discutir a necessidade da criação de um Sindicato na cidade. No 1º Congresso Paulista dos Bancários, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 1952, foi recomendado pela diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo a fundação do Sindicato em Campinas, assim como em Santos, Ribeirão Preto e Marília.
O objetivo dessa orientação, além da melhor organizar a categoria, era alcançar o número mínimo de cinco sindicatos para a fundação da Federação dos Bancários.
No dia 8 de janeiro de 1953, em assembléia da categoria, foi fundada a Associação dos Bancários de Campinas, primeira etapa legal para criação do Sindicato. O bancário Acácio de Gama Antunes foi eleito presidente da Associação. Poucos meses depois, Acácio pediu exoneração do cargo porquê foi transferido para a agência do Banco do Brasil em Santos. Por deliberação da diretoria, assumiu a presidência o suplente Otávio da Silva Leme.
Em nova assembléia, no dia 7 de maio de 1953, foi aprovado o Estatuto da entidade e a diretoria foi autorizada pelos bancários a registrar a Associação na Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo.
A partir do registro da Associação na DRT, que foi efetuado no dia 2 de junho de 1953, a luta foi pelo reconhecimento da entidade como Sindicato. Em menos de um ano, renascia no dia 27 de fevereiro de 1954 o Sindicato dos Bancários de Campinas.

Lançamento Campanha Salarial 2009

Greve dos Bancários em 2009