T
ermina no próximo dia 12, sexta-feira, o prazo de inscrição de chapa para participar da eleição da diretoria do Sindicato, a ser realizada nos dias 29 e 30 deste mês. Os bancários sindicalizados interessados em participar desse processo, devem se dirigir à Comissão Eleitoral, no período das 9 às 17h, de segunda à sexta-feira, na sede do sindicato em Campinas. A Comissão, formada pelos bancários Cleide Aparecida Marchetti (aposentada do Bradesco), Gonçalo Marques Moreira (aposentado do Santander) e Lenis de Medeiros (aposentada do Santander), assim como o calendário eleitoral, foi aprovada pelos bancários reunidos em assembleia no último dia 24. A aprovação contou com a ampla maioria dos 498 bancários sindicalizados.
Votação: Os votos dos associados serão coletados nos dias 29 e 30 de março em urnas fixa (localizada na sede do sindicato) e itinerantes, que percorrerão todas as agências, departamentos, postos de serviço e demais locais de trabalho. Cada urna será comandada por uma Mesa Eleitoral composta por representantes das chapas inscritas, paritariamente, além dos fiscais.
Inscrição de chapa: Qualquer associado no gozo de seus direitos sociais pode organizar uma chapa para concorrer às eleições. A chapa deve ser inscrita até o próximo dia 12 de março. A inscrição precisa atender todos os requisitos e documentos exigidos pelos estatutos da entidade.
Para ser candidato: O direito a candidatar-se a qualquer cargo da diretoria do Sindicato é definido pelo artigo 52 de nosso estatuto. Tem que ser maior de idade: no mínimo 18 anos idade. Como todo eleitor, precisa estar sindicalizado há mais de seis meses e, claro, estar em dia com as contribuições. Outra exigência é comprovar vínculo empregatício na categoria profissional na base territorial do sindicato, por um mínimo de 12 meses. Já os aposentados só podem ser candidatos se não exercerem outra atividade econômica nem manter nenhum vínculo empregatício fora da categoria bancária.
Composição de chapa: Serão eleitos 23 integrantes da Diretoria Geral, três integrantes do Conselho Fiscal e dois Representantes junto à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para cada um desses candidatos (diretores efetivos) é necessário indicar um diretor suplente. Uma chapa completa totaliza, assim, 56 integrantes. Mas é possível inscrever chapas com menos sindicalizados. Neste caso é preciso preencher todos os cargos efetivos, 28 candidatos, mais um mínimo de 2/3 (dois terços) dos suplentes.
Comissão Eleitoral: A Comissão Eleitoral é a autoridade máxima que coordena e organiza todo o processo eleitoral. O nosso sindicato foi o primeiro a democratizar esse instrumento, garantindo o poder de decisão da categoria. Antes só o presidente do sindicato (ou pessoas indicadas por ele) tinha esse poder.
Horário de atendimento: Durante o prazo para registro e impugnações de candidaturas, a Comissão estará à disposição no período das 9h às 17h, na sede, com pessoa habilitada para o atendimento e protocolo.
Quem vota: Para os bancários da ativa o direito de voto é assegurado para todos aqueles que se sindicalizarem ao sindicato até o dia 28 de setembro de 2009  – seis meses de sindicalizado é o prazo mínimo exigido pelo estatuto. A segunda exigência é estar em dia com sua contribuição ao sindicato. Já para o sindicalizado aposentado não existe nenhuma exigência; o direito de voto está assegurado.