s sindicatos e a Federação dos Bancários de SP e MS assinaram ontem (16) o aditivo ao acordo coletivo com o Santander. As entidades representativas assinaram ainda o acordo de Participação nos Resultados (PPR) e os Termos de Compromisso Cabesp e Banesprev.

O Aditivo é resultado da mobilização dos bancários durante cinco meses de intensas negociações. “Além de unificar as conquistas mais vantajosas nos dois bancos (Santander e Real), acrescenta conquistas inéditas, que ainda não constam na Convenção da categoria”, avalia o diretor do nosso sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Cristiano Meibach, que participou da assinatura.
O Aditivo que passa a valer por dois anos (2009-2011) apresenta os seguintes avanços: Aumento da PPRS;  licença sem remuneração de 30 dias; dois salários para quem completa 25 anos (ou para quem completou até 31/12/2008 e estava em efetivo exercício em 01/09/2009); PLR para aposentados entre 02/08/2009 a 31/12/2009; licença adoção ao pai; PLR sem desconto de programas próprios; estabilidade pré-aposentadoria de 24 meses; auxílio educacional ampliado (de 1.250 bolsas para 2 mil bolsas); abono de ausência para funcionários com deficiência.
Além disso, também renovou conquistas importantes, como a licença remunerada pré-aposentadoria até 30/08/2010 (“pijama”), o abono indenizatório para aposentadorias, o Comitê de Relações Trabalhistas e os termos Cabesp e Banesprev.

Sexta, dia 19, metade 13º salário

Nesta sexta, dia 19, O Santander antecipa metade do 13º salário e paga a metade do prêmio de dois salários para os empregados com mais de 25 anos de banco. A outra metade será creditada em janeiro de 2011;
Conheça detalhadamente as principais conquistas:

Diretor Cristiano durante assinatura do aditivo

ADITIVO:
Renovação de todas as cláusulas do aditivo do Santander: preservação das conquistas e extensão para todos os funcionários do Grupo, como o intervalo de 15 minutos dentro da jornada de 6 horas, a ampliação da licença-amamentação para 270 dias e o Comitê de Relações Trabalhistas, com a correção dos valores estabelecidos pelo reajuste de 6% obtido pelos bancários na campanha salarial de 2009 e pelo índice que vier a ser conquistado pela categoria em 2010.
Manutenção dos incentivos à aposentadoria: extensão até 31.08.2010 da licença remunerada pré-aposentadoria (“pijama”) para quem está a menos de um ano da aposentadoria e do abono indenizatório para quem já possui tempo de se aposentar.
Prêmio de dois salários: inclusão dos funcionários do Santander que estavam na ativa em 01.09.2009 e completaram 25 anos de banco antes de 01.01.2009. O pagamento será feito em duas etapas: março de 2010 e janeiro de 2011. Em caso de desligamento antes da segunda parcela, o crédito será feito na homologação.
Ampliação do auxílio-educação: aumento de 1.250 para 2.000 bolsas de estudo, no valor de 50% da mensalidade com teto de R$ 330 mais reajuste de 6%, e manutenção das atuais bolsas concedidas aos funcionários do Real, respeitando os critérios vigentes, como a não-reprovação.
Licença sem vencimentos: concessão de uma licença não remunerada de 30 dias para cuidar de familiar com problemas de saúde. Trata-se de um direito já conquistado pelos bancários na Espanha e agora foi estendido aos colegas no Brasil.
Licença-adoção aos pais: cinco dias consecutivos, sendo no mínimo três dias úteis, conforme reivindicação dos bancários.
Abono de ausência para funcionários com deficiência: ampliação do direito de se ausentar do trabalho para a aquisição de aparelhos.

PPRS

Após as mobilizações, o banco apresentou PPRS de R$ 1.250, pago na folha de fevereiro, junto com a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O banco também garantiu PPRS de no mínimo R$ 1.350 em 2011, sendo que os dirigentes sindicais reivindicaram a sua antecipação para o segundo semestre de 2010, junto com o pagamento da primeira parcela da PLR.
O valor de 2011 poderá aumentar ainda mais em caso de crescimento da ROE (retorno sobre patrimônio líquido, que é apurado através da divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido) do Santander em comparação aos principais concorrentes.
O PPRS é descontado do pagamento dos programas próprios de renda variável do banco. Entretanto, os dirigentes sindicais conquistaram mais uma vez que o Santander não compensará a PLR com a renda variável, como faculta a convenção coletiva e assim procedem vários bancos privados. Desta forma, o bancário sai ganhando, pois o valor da PLR é bem maior que o PPRS.

CABESP E BANESPREV

Renovação dos termos de compromisso de manutenção do patrocínio do Santander para a caixa de assistência médica e o fundo de pensão dos funcionários oriundos do Banespa.

COMPROMISSOS ASSUMIDOS

Centro de realocação: o banco se comprometeu em fazer nova divulgação do programa “Venha Trabalhar na Rede”. Também anunciou a abertura de 100 novas agências em 2010, que deverão receber empregados atingidos pelo processo de fusão.

Comunicação sindical: o banco aceitou a reivindicação dos bancários de disponibilizar na sua intranet um link “Informações Sindicais”, que dará acesso aos sites das confederações. Um avanço inédito que ajudará a aproximar o trabalhador do movimento sindical. O banco ficou de estudar a inclusão no futuro das federações e dos sindicatos de cada base territorial.

HolandaPrevi e Bandeprev: o Santander não concordou em assinar termos de compromisso, mas se comprometeu na mesa de negociação em manter o patrocínio do banco para esses dois fundos de pensão.

Eleições no HolandaPrevi e Sanprev: o banco não aceitou a formação de um grupo de trabalho para discutir o processo eleitoral dos conselhos deliberativo e fiscal, mas apresentará o calendário das próximas eleições nos dois fundos de pensão.

Fotos: Susan Meire – FEEB SP/MS