A
Chapa 1, encabeçada pelo presidente em exercício Jeferson Boava, venceu a eleição para diretoria do Sindicato com 3.315 votos; o que representa 74,24% dos 4.465 votos válidos. A chapa 2, encabeçada pela ex-presidente do sindicato Sonia Aparecida Aoki Zaia (2004-2007) obteve 1.150 (25,76% dos 4.465 votos válidos). Os votos em branco totalizaram 31 e os nulos 76.
A apuração dos votos aconteceu na noite do último dia 30 no ginásio coberto da Escola Estadual Vitor Meirelles, após dois dias (29 e 30) de coletas em urnas itinerantes em todos os locais de trabalho instalados em Campinas e nas 37 cidades que compõem a base do sindicato. A nova diretoria, que é composta de 56 diretores – 39 já são dirigentes, 17 assumem o cargo pela primeira vez; entre os 56, 19 são bancárias – toma posse no dia 15 de julho para um mandato de três anos (2010-2013).

Democracia prevalece

O processo eleitoral teve início no dia 24 de fevereiro, quando a maioria dos 498 bancários que participaram da assembleia, na sede do sindicato, elegeu a Comissão Eleitoral, formada por Cleide Aparecida Marchetti (aposentada do Bradesco), Gonçalo Marques Moreira (aposentado do Santander) e Lenis de Medeiros (aposentada do Santander); e Mauri Sérgio, indicado pela Chapa 1, e Moacyr Willian, indicado pela Chapa 2.
Foram 35 dias entre a assembleia que elegeu a Comissão Eleitoral, passando pela inscrição de chapas, campanha e votação. Coordenada pela Comissão em todas as fases, a eleição transcorreu sem incidentes, com lisura, transparência e democracia. Democracia que imperou desde o início. Os votos, por exemplo, foram coletados por mesas formadas por um presidente e dois mesários (bancários sindicalizados), indicados pelas chapas, e acompanhadas por fiscais das chapas inscritas. Na apuração repetiu-se o mesmo procedimento.

Trabalho reconhecido
O resultado das urnas mostrou que o trabalho da diretoria do Sindicato é reconhecido pelos bancários, financiários e cooperavitários. “A categoria depositou novamente o seu voto de confiança no trabalho da atual diretoria. O ditado “Não se mexe em time que está ganhando” foi confirmado nas urnas. Estamos sintonizados com os bancários, que sabem que o sindicato é de luta, representaconquistas. Cabe destacar ainda que os sindicalizados elegeram a direção do sindicato em clima de total democracia, transparência é ética”, avalia Jeferson Boava, eleito pela primeira vez presidente do sindicato.