Eleições para a Cipa

Os sindicatos cobraram, mais uma vez, a divulgação do cronograma para a eleição das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). A empresa ficou de apresentar em breve uma sugestão de cronograma, compromisso anteriormente assumido e não cumprido na reunião desta quinta-feira, apesar de o banco ter empenhado sua palavra por reiteradas ocasiões.

GT Saúde

Nos dias 13 e 14, aconteceu nova reunião do GT Saúde, também em Brasília. A pauta previa o debate sobre os resultados do Saúde Caixa após a conclusão da resolução da contingência – período de março de 2005 a março de 2007 em que os registros de entrada e saída de recursos do Saúde Caixa ficaram sem processamento de dados.

A revisão dos números, garantida pela Caixa na campanha salarial de 2009, já deveria ter sido apresentada pela representação do banco em reunião do GT realizada no dia 2 de março, o que não aconteceu. A empresa afirmou dessa vez que irá finalmente apresentar os dados em nova reunião, agendada para dia 29 de abril.
Quanto às normas de acidente de trabalho (RH052) e licença para tratamento de saúde (RH025), a Caixa efetuou diversas alterações unilaterais que prejudicam os empregados. Os representantes dos trabalhadores se recusam a negociar nestes patamares, exigindo a revogação das atuais versões e o resgate das redações que foram negociadas em 2004 para, a partir daí, iniciar negociação.
Como os representantes da Caixa no GT não aceitaram a proposta, o tema foi apresentado como denúncia pelos trabalhadores na mesa de negociação principal, exigindo que o banco respeite o compromisso assumido de que normas negociadas não podem ser alrteradas unilateralmente. A comissão de negociação da Caixa ficou de estudar o tema e trazer uma resposta.
Fonte: Contraf-CUT
CEF