s sindicatos rejeitaram a proposta do Banco do Brasil para o Programa de Reinserção de funcionários que ainda estão licenciados, durante reunião da mesa temática sobre Sáude e Condições de Trabalho, realizada ontem (27). O programa como quer o BB visa fazer um levantamento de quantos estão afastados e interferir no processo de afastamento. Para a Comissão de Empresa dos Funcionários, o licenciado será “convidado” a participar do programa, porém não terá como recusar com receio de possíveis represálias. Sem falar, ainda segundo a Comissão, que os médicos do INSS vão se basear nos laudos emitidos pelos médicos do banco na hora da perícia.

O projeto-piloto do Programa de Reinserção foi implementado em vários locais do país, como Minas Gerais, Pará e Mato Grosso. A íntegra do programa e os resultados obtidos, no entanto, não foram apresentados pelo BB durante a reunião. Os sindicatos constataram que diversas questões precisam ser corrigidas, inclusive na que se refere ao público-alvo. Os representantes dos funcionários destacaram que o banco deve observar a cláusula 40ª do acordo coletivo de trabalho, onde consta que os programas de reabilitação profissional não são para os que estão afastados, mas para àqueles que retornaram ao trabalho. Entre os principais pontos que necessitam ser revistos, estão: funcionário reinserido não pode perder a comissão, independente do tempo de afastamento; programas de prevenção de acidentes de trabalho mais efetivos; e mudança na organização do trabalho para evitar que novos adoecidos.
Negociação hoje – Nesta quarta-feira, dia 28, acontece nova rodada de negociação permanente, em Brasília. Na pauta, entre outros pontos, implantação do plano odontológico, SESMT, comitês de ética, Comissões de Conciliação Prévia (CCPs), programa-piloto de idiomas, ATM/venda de folga.
Remuneração – Amanhã, dia 29, reunião da mesa temática sobre Remuneração, que terá como tema principal o novo PCS. A diretora do sindicato, Elisa Ferreira, participará da mesa.

: Contraf

Foto: Guina