C
om a participação de 321 delegados, incluindo nove da região de Campinas, o 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado entre os dias 28 e 30 de maio em São Paulo, aprovou a estratégia da campanha, as reivindicações específicas e deflagrou luta em defesa dos direitos dos empregados durante o processo de reestruturação.

Encontro – No próximo dia 12, por exemplo, será realizado na capital paulista Encontro Estadual sobre a Reestruturação. A participação é aberta. Os empregados devem se inscrever no sindicato até às 12h do dia 11. Entre em contato com a secretária da presidência, Luciana, pelo fone (19) 3731-2688 ou via e-mail:

presidencia@bancarioscampinas.org.br

. O Conecef decidiu ainda realizar Dia Nacional de Luta no próximo dia 29.

Em preparação ao Congresso, o sindicato realizou reunião com os delegados sindicais no dia 13 de maio e, no final da tarde daquele dia, Encontro aberto na sede. No dia 17, promoveu plenária sobre a Reestruturação, quando discutiu também o ingresso de ação na Justiça em defesa dos direitos dos empregados durante a implantação da denominada Rede de Sustentação ao Negócio (RSN). Dois dias antes, sábado 15, empregados da base do sindicato participaram do Encontro Estadual, que elegeu os delegados ao Conecef.

Delegados da base de Campinas durante o 26º Congresso Nacional dos

Empregados da Caixa

Principais reivindicações

:.Não exigência de saldamento do REG/Replan e quitação das ações judiciais para migração à nova estrutura salarial.
:.Jornada de 6h para todos os empregados, inclusive os de nível gerencial, sem redução salarial.
:.Reconhecimento, por parte da Caixa, do CTVA como verba salarial para fins de aporte à Fucef, aos que permaneceram no REG/replan não saldado, bem como os que saldaram. Criação de comissão tripartite para construir alternativas aos que sofreram prejuízo com o saldamento.
:.Instalação de vidros de proteção nos guichês de caixa e penhor, confortme já consensuado no GT Segurança Bancária.
:.Determinar o fim das atividades dos correspondentes bancários onde existam agências bancárias, permitindo a continuidade do CBs somente em regiões onde não exista nenhuma estrutura bancária.
:.Articular nacionalmente com outras categorias a luta pela isonomia.
:.Lutar pela aprovação do projeto de lei nº 6259/2005, que prevê a isonomia de direitos entre empregados novos e antigos dos bancos federais.

Errata – Na edição nº 1252 foi divulgado incorretamente o número de delegados participantes do 26º Conecef. Onde se lê”…que reuniu 391 delegados e observadores”; leia-se “…que reuniu 321 delegados e observadores”.

Campanha Salarial 2010