R
eunidos durante três dias (28, 29 e 30 de maio) no 21º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado em São Paulo, 329 delegados (entre eles, 12 da base do sindicato) discutiram e aprovaram as reivindicações específicas da Campanha Salarial 2010. Inclusive os delegados da região de Campinas participaram dos grupos de discussão, divididos em quatro grandes temas: Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS); Remuneração e Jornada; Saúde e Condições de Trabalho; e o Papel do BB e o Sistema Financeiro Nacional.

Em preparação ao Congresso, o sindicato realizou consulta entre os funcionários, no período de 26 de abril a 3 de maio, visando coletar propostas, sugestões. No dia 11 de maio, promoveu reunião com os delegados sindicais, onde a diretoria apresentou a Contribuição que seria remetida ao Congresso, elaborada com base na consulta. No mesmo dia 11, no final da tarde, encontro na sede do sindicato elegeu os delegados ao Congresso. “Foram três dias de amplo debate e os delegados da região de Campinas tiveram efetiva participação no Congresso. O processo preparatório deflagrado pelo sindicato foi fundamental, serviu como subsídio aos delegados”, destaca o presidente Jeferson Boava.

329 delegados (entre eles, 12 da base do sindicato) discutiram e aprovaram as

reivindicações específicas da Campanha Salarial 2010.

Principais propostas

:.Construir e apresentar uma proposta do PCCS baseado nas premissas aprovadas na plenária de dirigentes sindicais, para entrega ao BB até 30 de junho.
Propor como piso do PCCS o salário mínimo do Dieese, equivalente a R$ 2.257,52 (abril de 2010).
:.Adotar a jornada de 6 horas para todos, sem redução de salários.
:.Excluir da alçada dos gestores imediatos a decisão sobre comissionamentos e descomissionamentos.
:.Isonomia de direitos (anuênio, licença-prêmio, féria de 35 dias para quem tem mais de 20 anos de trabalho).
:.Criação de faixas salariais em todas as comissões como progressão horizontal
:.Incluir os 15 minutos de descanso na jornada de 6h.
:.Fim da Lateralidade e dos desvios de função com a volta das substituições para todos os cargos.
:.Garantir Intersticio do BB no VCPi dos incorporados no Banco Nossa Caixa.
:.Negociação sobre a Gratificação Variável.
:.Efetivação de todos os caixas substitutos.
:.Garantia da Comissão para os afastados por licença saúde e licença maternidade, independente do tempo do afastamento, bem como os benefícios de vale refeição e alimentação.
:.Reafirmar a defesa dos bancos públicos e seu perfil social para o desenvolvimento nacional e definir estratégias de ação sindical com essa finalidade.
:.Aumentar a dotação das agências e número mínimo de 3 caixas efetivos por dependência.
:.Regulamentação do artigo 192 da Constituição (sistema financeiro).
:.Fim da terceirização no serviço bancário.
:.Fim das centrais “clandestinas” de Crédito e Cobrança (desrespeito a NR17 e impacto na dotação das agências e normativos).
:.Fortalecimentos das Campanhas de Combate ao Assédio Moral: resgate da coletividade.
:.Encontro Regionais de Saúde / Conselho de Usuários.

Fotos: Júlio César Costa

Campanha Salarial 2010