sindicato realizou Dia de Luta na última quarta-feira 23, no Banco do Brasil com distribuição de carta aberta intitulada “BB, cadê o PCCS?”, O prazo para banco apresentar o novo projeto do PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários) termina neste dia 30.

Distribuição de carta aberta na agência Centro da Nossa Caixa, em Campinas

Funcionários: premissas
#Piso salarial com base no salário mínimo do DIEESE, equivalente a R$ 2.157,88, com incorporação da gratificação semestral.
#Tabela única de PCS, com incorporação do anuênio nos interstícios; elevação do interstício para 12% e 16%, garantindo a incidência do interstício do BB no VCP de Salário dos funcionários egressos de bancos incorporados.
#Jornada de 6 horas para todos, sem redução de salários. Incluir intervalo de 15 minutos de descanso/alimentação.
#Isonomia e fim da coexistência de várias categorias de funcionários.
#Valorização da experiência na função na remuneração do PCC ao classificar os cargos em classes com três faixas salariais, com interstício de 10% para o crescimento horizontal.
#Valorizar o mérito por meio de incorporação do valor das comissões. A cada ano, incorporar o percentual de 10% da comissão na remuneração do funcionário, substituindo a verba do CTVF.
#Excluir da alçada dos gestores imediatos a decisão sobre comissionamentos e descomissionamentos, com elaboração de regras de encarreiramento e mecanismos para assegurar o seu cumprimento. Nas seleções internas para comissionamento, adotar modelo com responsabilidades, pré-requisitos, experiência, formação.
#Fim da “lateralidade”, dos desvios de função nas agências e departamentos, com o retorno do pagamento das substituições.
#Isonomia total dos direitos, criando a licença-prêmio e férias de 35 dias para os funcionários com mais de 20 anos de banco.
#Retomar a negociação da Gratificação Variável, durante o processo de migração da Nossa Caixa para o BB.

BB