C
om a participação de 245 delegados, incluindo 28 da região de Campinas, a Conferência Interestadual aprovou reajuste salarial de 12% (reposição da inflação entre os meses de setembro/09 a agosto/10, mais aumento real), em plenária no último dia 13. Definido com base na consulta respondida por 10.261 bancários, o índice é indicativo e será apresentado na 12ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada neste final de semana (dias 23, 24 e 25) no Rio de Janeiro, onde será fechada a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2010. A Conferência Interestadual, organizada pela Federação dos Bancários de SP e MS, que foi aberta no dia 12 na colônia de Suarão da Usceesp, em Itanhaém, aprovou ainda as seguintes propostas:
#Garantia de emprego; ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe as demissões imotivadas.
#Regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal, que trata do Sistema Financeiro.
#Isonomia de direitos entre ativos e afastados.
#Fim do assédio moral e das metas abusivas.
#Manutenção do plano de saúde aos aposentados.
#Valorização da Previdência Pública; fim do Fator Previdenciário.
#Plano de Previdência Complementar para todos

O presidente Jeferson na abertura da Conferência Interestadual

Palestra – No primeiro dia, logo após a abertura da Conferência, Sérgio Mendonça, técnico do Dieese, abordou o tema “Conjuntura Econômica e o Sistema Financeiro Nacional: Lucratividade dos Bancos versus Desenvolvimento”. A seguir, palestra da professora Maria Alejandra Caporale Madi, do Instituto de Economia da Unicamp, sobre o tema “A Crise Financeira e a Regulação: Implicações para o Sistema Financeiro no Brasil”.
Consulta – Na abertura dos trabalhos no segundo dia da Conferência, a Federação dos Bancários de SP e MS apresentou o resultado da consulta sobre a Campanha Salarial, realizada em junho último. Na opinião de 10.261 bancários consultados são quatro as prioridades neste ano: aumento real, cesta alimentação maior, fim das metas abusivas e garantia de emprego, com ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT); em termos percentuais, 37%, 32%, 34% e 27% dos consultados. Na base do nosso sindicato, a consulta foi respondida por 1.520 bancários.
Após a apresentação, os delegados iniciaram o debate, em grupos, de cinco grandes temas: Remuneração; Emprego; Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária; Sistema Financeiro; e Previdência.
A Conferência Interestadual foi precedida de cinco encontros regionais. O sindicato de Campinas e Região participou do regional realizado em São José dos Campos no dia 8 de junho, em conjunto ainda com os sindicatos de Guaratinguetá e Santos.

Fotos: Júlio César Costa

Campanha Salarial 2010